Ricardo Cappelli será ministro interino do GSI
Informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Lula defende punição de militares envolvidos em atos políticos
O Comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, reafirmou, nesta quarta-feira (19), o perfil da instituição, sem defesa de políticos ou de partidos, e integrada à sociedade.
A fala ocorreu durante a cerimônia em referência ao Dia do Exército, com a presença do presidente Lula.
O novo líder do Exército assumiu o cargo após os atos golpistas do dia 8 de janeiro, no lugar do general Júlio César Arruda.
O presidente Lula defende a punição de eventuais militares envolvidos nos atos. E que as Forças Armadas sejam bem preparadas, mas distantes da política.
O Comandante, general Tomás Ribeiro Paiva, disse que o Exército precisa encontrar os melhores caminhos para defender a soberania e para participar do desenvolvimento nacional. Mas, sempre com respeito à população, às instituições, à Constituição e sem lado político.
Para melhorar os mecanismos que impedem a contaminação política das Forças Armadas, o governo federal estuda uma proposta de emenda à Constituição, que veta o retorno de militares à ativa depois que eles se afastam para disputar eleições.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 19/04/2023 20:35:07. Última edição: 19/04/2023 20:35:07
Tags: Militares Na Política Novo Comandante Do Exército
Informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Recursos foram viabilizados ainda no ano passado, quando o então gabinete de transição de Lula aprovou emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.