Política

Combate à fome e respeito à democracia são prioridades, diz Lula

Após desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Congresso Nacional, onde tomou posse, neste domingo (01), junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Após desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Congresso Nacional, onde tomou posse, neste domingo (01), junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin. No plenário, todos cumpriram um minuto de silêncio, em homenagem a Pelé e ao papa emérito Bento XVI.

Combate à fome e respeito à democracia são prioridades, diz Lula
© Tauan Alencar/Câmara dos deputados

Lula e Alckmin fizeram o juramento constitucional e assinaram os termos de posse. Em seguida, Lula fez seu terceiro discurso de inauguração de mandato, com cerca de meia hora de duração. Começou exaltando o sistema eleitoral.

Lula analisou a situação na qual assume a condução do Brasil e prometeu reconstruir o país. Lula anunciou também as primeiras medidas a serem tomadas.

Destacou a revogação de medidas do governo do antecessor, Jair Bolsonaro, e prometeu respeito à diversidade de gênero, de religião e de identidade cultural.

Lula prestou solidariedade às famílias dos quase 700 mil mortos pela pandemia de covid-19. Ao comentar o papel do SUS, criticou a lei do teto de gastos públicos.

Afirmou que pretende investir no desenvolvimento sustentável para que o Brasil volte a ser referência internacional. E encerrou o discurso exaltando a política como forma de resolver os problemas. 

Lula e Alckmin terão os mandatos mais longos desde a volta das eleições diretas para presidente. Serão quatro anos e cinco dias. Isso porque, devido à reforma eleitoral, o próximo presidente vai tomar posse no dia 5 de janeiro de 2027.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi - 01/01/2023 19:55:06. Última edição: 01/01/2023 19:55:06

Tags: Posse 2023 Lula Congresso Nacional

Leia também:

Milhares vem a Brasília para festejar a posse de Lula

Milhares vem a Brasília para festejar a posse de Lula

Lideranças indígenas, de religiões de matriz africana, do movimento LGBTQIA+, pessoas com deficiência, movimentos sociais, e outros grupos vieram de diversas regiões do país.

No Planalto, Lula recebe cumprimento de chefes de Estado estrangeiros

No Planalto, Lula recebe cumprimento de chefes de Estado estrangeiros

Ao todo, 18 chefes de Estado vieram a Brasília para a cerimônia. Entre eles está a maioria dos mandatários latino-americanos, com as exceções de Peru e Venezuela.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi