Política

Comissão de Ética abre processo sobre caso das joias de Bolsonaro

Relator será o presidente da Comissão de Ética Pública, Edson Leonardo

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu processo para investigar a conduta de envolvidos no caso das joias recebidas da Arábia Saudita em outubro de 2021. As peças foram presentes para o então presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, e entraram no país em comitiva do Ministério de Minas e Energia  que esteve no país do Oriente Médio em eventos oficiais.

Será investigada a atuação do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, do ex-secretário Especial da Receita Federal Júlio César Vieira Gomes e do ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência Marcelo da Silva Vieira. A decisão de instaurar o processo ético foi tomada em reunião ordinária da comissão, na última segunda-feira (31).

O relator será o presidente da Comissão de Ética Pública, Edson Leonardo Dalescio. De acordo com nota pública divulgada na tarde desta terça-feira (1°) pela Presidência, há indícios de conduta antiética.

O caso envolve ainda mais dois kits de joias. Todas elas já estão sob guarda da Caixa Econômica Federal.

O órgão da Presidência da República é responsável por, entre outras ações, analisar os presentes recebidos por autoridades brasileiras e dizer se são objetos de uso pessoal ou destinados ao Estado brasileiro em função do valor histórico, cultural e financeiro. Na ocasião, Marcelo da Silva Vieira era chefe do gabinete.

Agência Brasil / Por Pedro Lacerda - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília - 03/08/2023 06:05:10. Última edição: 03/08/2023 06:05:10

Tags: Comissão De Ética Pública Bolsonaro Joias

Leia também:

Governo Federal lança programa para incentivar pesca artesanal

O novo programa tem sete áreas de atuação, com a participação de seis ministérios e é coordenado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A fila de registro de pescadores já conta com mais de 200 mil solicitações.

Câmara quer ouvir ministro sobre política de preços da Petrobras

Câmara quer ouvir ministro sobre política de preços da Petrobras

Em maio, a anunciou novo modelo para definir preços dos combustíveis, com o fim da política de PPI adotada pela empresa há mais de seis anos.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi