A partir da promulgação da proposta de emenda constitucional, a cidadania brasileira só será perdida em duas situações: caso o brasileiro tenha sua naturalização cancelada por sentença judicial; e quando o brasileiro pedir expressamente a perda da cidadania brasileira.
Aquirir dupla cidadania vai ficar mais fácil para os brasileiros. Agora, quem nasce no Brasil não perderá a nacionalidade caso queira também ser cidadão de outro país. A Proposta de Emenda à Constituição que faz essa mudança foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para promulgação, já que também já foi aprovada pelo Senado.
Hoje em dia, a Constituição prevê a perda automática para qualquer cidadão que adquira outra nacionalidade. Isso fez com que muitos brasileiros que foram morar no exterior ou têm o direito à dupla nacionalidade, tenham medo. É o caso Eliane Ramos de Morais, que mora na Itália há 33 anos. Ela se mudou por conta do casamento, mas teve medo de deixar de ser brasileira. Mesmo falando o português com dificuldade, ela nos conta um pouco da sua história.
Com décadas de diferença, um medo semelhante rondou a jornalista e criadora de conteúdo Lívia Lamblet quando foi possível obter a cidadania norte-americana, depois do casamento. Com a aprovação da PEC, ela acredita que terá mais segurança.
E não só Lívia será beneficiada. De acordo com o relatório da PEC, cerca de 4 milhões de pessoas poderão usufruir dessa mudança. A partir da promulgação, a cidadania brasileira só será perdida em duas situações: caso o brasileiro tenha sua naturalização cancelada por sentença judicial em caso de atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; e quando o brasileiro pedir expressamente a perda, desde que não fique apátrida, ou seja, sem pátria alguma.
Agência Brasil / Por Pollyane Marques - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Pedro Lacerda - 15/09/2023 20:10:15. Última edição: 15/09/2023 20:10:15