Política

Congresso aprova PEC que permite a brasileiros ter dupla nacionalidade

A partir da promulgação da proposta de emenda constitucional, a cidadania brasileira só será perdida em duas situações: caso o brasileiro tenha sua naturalização cancelada por sentença judicial; e quando o brasileiro pedir expressamente a perda da cidadania brasileira.

Aquirir dupla cidadania vai ficar mais fácil para os brasileiros. Agora, quem nasce no Brasil não perderá a nacionalidade caso queira também ser cidadão de outro país. A Proposta de Emenda à Constituição que faz essa mudança foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para promulgação, já que também já foi aprovada pelo Senado.

Congresso aprova PEC que permite a brasileiros ter dupla nacionalidade

Hoje em dia, a Constituição prevê a perda automática para qualquer cidadão que adquira outra nacionalidade. Isso fez com que muitos brasileiros que foram morar no exterior ou têm o direito à dupla nacionalidade, tenham medo. É o caso Eliane Ramos de Morais, que mora na Itália há 33 anos. Ela se mudou por conta do casamento, mas teve medo de deixar de ser brasileira. Mesmo falando o português com dificuldade, ela nos conta um pouco da sua história.

Com décadas de diferença, um medo semelhante rondou a jornalista e criadora de conteúdo Lívia Lamblet quando foi possível obter a cidadania norte-americana, depois do casamento. Com a aprovação da PEC, ela acredita que terá mais segurança.

E não só Lívia será beneficiada. De acordo com o relatório da PEC, cerca de 4 milhões de pessoas poderão usufruir dessa mudança. A partir da promulgação, a cidadania brasileira só será perdida em duas situações: caso o brasileiro tenha sua naturalização cancelada por sentença judicial em caso de atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; e quando o brasileiro pedir expressamente a perda, desde que não fique apátrida, ou seja, sem pátria alguma.

Agência Brasil / Por Pollyane Marques - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Pedro Lacerda - 15/09/2023 20:10:15. Última edição: 15/09/2023 20:10:15

Tags: PEC Cidadania Brasileira Dupla Nacionalidade

Leia também:

Lula embarca para G7 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA 

Lula embarca para G7 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA 

Em Havana, Lula também cumprirá agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos.

Senado apresenta PEC para impedir descriminalização de drogas no país

Senado apresenta PEC para impedir descriminalização de drogas no país

A proposta inclui no artigo 5º da Constituição que a lei considerará crime a posse e o porte, independente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi