Política

Conheça mais sobre o Palácio da Alvorada

Assim que foi inaugurado, em 1958, o Palácio da Alvorada passou a ser residência oficial do então presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Dois anos antes da inauguração da nova capital do país, Brasília, já estava imponente, em meio à terra vermelha do planalto central, o Palácio da Alvorada. Construído com as “conhecidas” curvas do arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro edifício de alvenaria na cidade que saía do papel.

Conheça mais sobre o Palácio da Alvorada
© Wilson Dias/ Agência Brasil

Um exemplar da arquitetura modernista, o Palácio da Alvorada fica à beira do Lago Paranoá. Há 15 anos, o edifício com as famosas colunas que mais parecem redes numa varanda foi tombado no conjunto da obra de Niemeyer. Assim que foi inaugurado, em 1958, o Palácio da Alvorada passou a ser residência oficial do então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Desde então, passou a ser a residência oficial dos demais mandatários do país. Moraram no Alvorada os presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro.

No entanto, a presidência da República tem uma moradia mais afastada da cidade, em meio a uma mata nativa: a casa de campo presidencial conhecida como Granja do Torto. Construída na Fazenda Riacho Torto, no norte do DF, a residência é a escolha dos presidentes que preferem viver em meio à natureza. No entanto, o primeiro morador foi um diretor da empresa pública Novacap, responsável pelo planejamento e construção de Brasília, Iris Meinberg. O espaço ainda conta com lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa. Por lá, também residiram os presidentes João Goulart, João Figueiredo, e viviam visitando o local, Lula e Dilma Rousseff. Utilizada para eventos em família, pelo presidente Jair Bolsonaro, a Granja do Torto foi cedida para o ministro da Economia, Paulo Guedes, após a pandemia.

Já nos anos 1970, quase vinte anos após a inauguração da nova capital brasileira, saiu do papel mais um projeto de Oscar Niemeyer, encomendado para ser a residência oficial da vice-presidência. Também às margens do Lago Paranoá, era inaugurado o Palácio do Jaburu, que fica quase no meio do caminho entre o Palácio do Planalto, sede do poder executivo nacional, e o Palácio da Alvorada. O primeiro morador era vice-presidente do governo Geisel. Depois vieram os vice-presidentes Aureliano Chaves, José Sarney, Itamar Franco, Marco Maciel, José Alencar, Michel Temer – que continuou no local mesmo quando se tornou presidente – e o atual vice, Hamilton Mourão. É para lá que vai se mudar, em 1º de janeiro, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

Prestes a tomar posse como presidente da República, Lula ainda não oficializou a escolha de onde deve morar com a futura primeira-dama, Janja da Silva. Mas tudo indica que, como nos mandatos anteriores, Lula se instale mesmo é no Palácio da Alvorada, que fica a cerca de 4 quilômetros do Palácio do Planalto. Por outro lado, a casa de campo, Granja do Torto, fica a 14 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / GT Passos - 26/12/2022 19:00:06. Última edição: 26/12/2022 19:00:06

Tags: Palácio Do Alvorada Presidência Lula Residência Oficial

Leia também:

Presidente do Senado condena ameaças terroristas

Presidente do Senado condena ameaças terroristas

Presidente do Senado diz que “não há espaço no Brasil democrático para atos análogos ao terrorismo, como a tentativa de explosão de caminhão de combustível, abortada pelas forças de segurança”.

Polícia encontra material explosivo abandonado no Distrito Federal

O fato atípico ocorreu no dia seguinte a prisão, por terrorismo, do empresário George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi