Política

Coronel Lawand afirma à CPMI que não apoiou tentativa de golpe

O coronel foi convocado como testemunha após aparecer em troca de mensagens de Whatsapp com o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cesar Cid. Na conversa, defendiam uma intervenção militar após as eleições de 2022.

Em depoimento à CPMI, Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, do 8 de Janeiro, nesta terça-feira (27), o coronel do Exército Jean Lawand Júnior afirmou que em nenhum momento apoio a tentativa de golpe.

O coronel foi convocado como testemunha após aparecer em troca de mensagens de WhatsApp com o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cesar Cid. Na conversa, defendiam uma intervenção militar após as eleições de 2022. 

Jean Lawand disse se arrepender de algumas mensagens em que cita o Exército brasileiro. E afirmou que não participou de movimento golpista ou de intervenção.

Nas conversas, Lawand e Cid falam sobre a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro decretar uma ação militar contra o Tribunal Superior Eleitoral. 

Lawand pediu também que Cid convencesse Bolsonaro a "dar a ordem". Na época, Lawand era subchefe do Estado-Maior do Exército. 

No depoimento, o coronel se defendeu. E disse que essa seria uma ordem para apaziguar o país após as eleições. 

O coronel Jean Lawand explicou que temia que Bolsonaro fosse preso. 

O coronel Jean Lawand chegou a pedir no Supremo Tribunal Federal o direito de ficar calado. Mas a ministra Cármen Lúcia atendeu parcialmente o pedido, determinando depoimento como testemunha, mas com a obrigação de dizer a verdade. 

Ela garantiu ainda o direito a um advogado e de não produzir prova contra si mesmo, podendo permanecer em silêncio e não responder a perguntas que pudessem incriminá-lo.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 27/06/2023 13:10:07. Última edição: 27/06/2023 13:10:07

Tags: CPMI Do 8 De Janeiro Coronel Lawand

Leia também:

Lula diz que equipe de governo não é clube ou grupo de amigo

Ao anunciar primeiro plano de financiamento para a agricultura de seu mandato, o presidente Lula garantiu que a cada ano o governo vai fazer planos melhores para o setor.

Relatora da CPMI rebate versão de coronel sobre mensagens a Mauro Cid

Relatora da CPMI rebate versão de coronel sobre mensagens a Mauro Cid

Jean Lawand foi convocado pela comissão devido ao conteúdo de mensagens trocadas com o ex-ajudante de ordens do governo Bolsonaro, o tenente-coronel do Exército Mauro Cid.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi