Política

Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra

Nísia Trindade falará sobre fim da emergência em saúde por covid-19

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (7). A mensagem, que deve ir ao ar por volta das 20h, vai destacar a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), que decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à covid-19. Segundo a assessoria da ministra, a ideia é que ela ressalte que a covid-19 ainda não acabou e que a vacinação continua fundamental.

Covid-19 não acabou e vacinação segue fundamental, alerta ministra
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Após mais de três anos, a OMS declarou na última sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

"É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza", escreveu a ministra, nas redes sociais.

Em todo o mundo, a pandemia levou à morte mais de 7 milhões de pessoas, número que pode estar subestimado. Somente no Brasil, o número de vidas perdidas ultrapassou as 700 mil pessoas.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Heloisa Cristaldo - 07/05/2023 08:35:11. Última edição: 07/05/2023 08:35:11

Tags: Covid-19 OMS Pandemia

Leia também:

Artistas e jornalistas defendem remuneração de conteúdo por big techs

Artigo 32 do PL das Fake News prevê o pagamento de direito autorais sobre o conteúdo jornalísticos compartilhado, em qualquer formato: textos, vídeos, áudios ou imagens. Trecho é um dos pontos mais polêmicos do projeto de lei.

Governo destinará R$ 200 milhões para complementação do Plano Safra

Governo destinará R$ 200 milhões para complementação do Plano Safra

Segundo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, complementação foi necessária porque o Plano Safra 2022/23 não conseguiu cumprir todas as demandas dos produtores por esse crédito.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi