A relatora, senadora Eliziane Gama, do PSD-MA, deu detalhes sobre a linha de investigação, que vai apurar a invasão e a depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes, além de fatos anteriores a 8 de janeiro.
A CPMI, Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, de 8 de janeiro, quer convocar os ex-ministros Anderson Torres, da Justiça, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.
O plano de trabalho da relatora, senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, foi aprovado, nesta terça-feira, por 18 votos a 12.
A relatora deu detalhes sobre a linha de investigação, que vai apurar a invasão e a depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes, além de fatos anteriores a 8 de janeiro.
Antes da apresentação do relatório, o presidente da CPMI, Arthur Maia, negou um pedido do PT para que o deputado federal André Fernandes fosse substituído na comissão.
Fernandes é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por publicar vídeos convocando os atos golpistas.
A reunião desta terça-feira (6) contou ainda com momentos de discussão. A deputada federal Jandira Feghali afirmou que alguns parlamentares não deveriam estar na comissão.
O deputado Eduardo Bolsonaro rebateu a fala de Jandira.
A comissão tem 180 dias para concluir as investigações. Já foram apresentados mais de 800 requerimentos com pedidos de depoimentos, diligências e informações.
Na próxima terça-feira (13), vai ser votado o convite para ouvir o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além das convocações de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Mauro Cesar Barbosa Cid, tenente-coronel da ativa do Exército Brasileiro e ex-ajudante de ordens da Presidência da República.
Ainda estão na lista: general Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional; o coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal; e Saulo Moura da Cunha, ex-diretor-adjunto da Abin, Agência Brasileira de Inteligência.
Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 06/06/2023 15:47:24. Última edição: 06/06/2023 15:47:24