Lula se reúne com presidentes sul-americanos em Brasília
Líderes sul-americanos atendem a convite do governo brasileiro, que busca retomar cooperação dentro do continente. Presidente do Peru enviou representante.
Presidente recebe 10 líderes da América do Sul no Palácio Itamaraty
Ao receber dez líderes sul-americanos no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (30) que a integração regional é essencial para o fortalecimento da unidade da América Latina e do Caribe. “Nossa América do Sul deixou de ser apenas uma referência geográfica e se tornou uma realidade política.”
“Infelizmente, esses avanços foram interrompidos nos últimos anos. No Brasil, um governo negacionista atentou contra os direitos da sua própria população, rompeu com os princípios que regem a nossa política externa e fechou as nossas portas a parceiros históricos.”
“Essa postura foi decisiva para o descolamento do país de grandes temas que marcaram o cotidiano de nossos vizinhos. Deixamos que as ideologias nos dividissem, interrompemos os esforços de integração, abandonamos canais de diálogos e mecanismos de cooperação e, com isso, todos perdemos.”
Lula disse ter firme convicção de que é preciso reavivar o compromisso com a integração sul-americana. "O que nos reúne hoje, em Brasília, é o sentimento de urgência de voltar a olhar coletivamente para a nossa região. A determinação de redefinir uma visão comum e relançar ações concretas para o desenvolvimento sustentável, a paz e o bem-estar das nossas populações."
“Entendemos que a integração sul-americana é essencial para o fortalecimento da unidade da América Latina e do Caribe. Uma América do Sul forte, confiante e politicamente organizada amplia as possibilidades de afirmar, no plano internacional, uma verdadeira identidade latino-americana e caribenha.”
Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 30/05/2023 11:35:43. Última edição: 30/05/2023 11:35:43
Tags: Diplomacia América Do Sul Palácio Itamaraty
Líderes sul-americanos atendem a convite do governo brasileiro, que busca retomar cooperação dentro do continente. Presidente do Peru enviou representante.
O projeto determina que apenas vão ser demarcadas as terras tradicionalmente ocupadas por esses povos, de forma permanente, até 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição. Atualmente, a demarcação é feita pela Funai.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.