Governadores do Amapá, Tocantins e Pará tomaram posse pela manhã
Na Região Norte, o dia começou com a posse, durante a madrugada, do governador do Amapá, Clécio Luiz. Em Rondônia, Roraima e no Acre, eventos serão à tarde.
Congresso empossa 39º presidente da República do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (1º), durante seu discurso na cerimônia de posse no Congresso Nacional, que a democracia foi a grande vitoriosa nas eleições de 2022. Ele destacou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na condução do pleito e disse que a frente democrática vitoriosa superou “a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu”, em referência à campanha do candidato Jair Bolsonaro.
© Tomaz Silva/ Agência Brasil
“Nunca os recursos do Estado foram tão desvirtuados em proveito de um projeto autoritário de poder, nunca a máquina pública foi tão desencaminhada dos controles republicanos, nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentira disseminadas em escala industrial”, disse. “Apensar de tudo, a decisão das urnas prevaleceu graças a um sistema eleitoral. Foi fundamental a atitude corajosa do poder Judiciário, especialmente do TSE, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre as violências de seus detratores”.
Lula começa hoje o seu terceiro mandato. “Renovo o juramente de fidelidade à Constituição, junto com vice e os ministros que conosco vão trabalhar. Se estamos aqui hoje é graças a consciência política da sociedade brasileira à frente democrática que formamos ao longo dessa campanha histórica”, destacou o presidente.
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília - Brasília / Edição: Aline Leal - 01/01/2023 15:45:13. Última edição: 01/01/2023 15:45:13
Tags: Lula Posse Lula Posse 2023
Na Região Norte, o dia começou com a posse, durante a madrugada, do governador do Amapá, Clécio Luiz. Em Rondônia, Roraima e no Acre, eventos serão à tarde.
Líderes do governo no Legislativo falaram de temas prioritários para os próximos anos.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.