Política

Deputado acusa Silvinei Vasques de ter mentido na CPI do 8 de janeiro

Henrique Vieira levou dados que rebatem afirmação do ex-diretor da PRF

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, que prestou depoimento na CPI Mista do 8 de janeiro, terá de dar novas explicações aos parlamentares.

É que ele disse que o total de fiscalizações na região Nordeste tinha sido igual ao outras regiões do país. Mas, segundo o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), isso não é verdade. E, para embasar a questão de ordem, encaminhou números do Ministério da Justiça que mostram que o total de barreiras no Nordeste foi 50% maior que no Sudeste.

Por conta disso, pediu que Silvinei encaminhe a fonte dos números apresentados à CPI Mista e que ele responda a uma notícia-crime.

Silvinei Vasques foi chamado para depor porque é investigado por ter comandando uma série de barreiras em estradas do Nordeste no segundo turno das eleições, em outubro do ano passado, para impedir que eleitores do então candidato Lula votassem.

O presidente da CPI, deputado Arthur Maia (União-BA), disse que encaminharia o pedido de informações para Silvinei, e a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), aceitou o pedido de notícia-crime – e disse que vai incluir essa questão no relatório final.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela - 22/06/2023 15:40:08. Última edição: 22/06/2023 15:40:08

Tags: CPI Do 8 De Janeiro Silvinei Vasques Eleições 2022

Leia também:

Gonçalves Dias afirma que atuou para proteger Palácio durante invasão

A declaração do ex-ministro do GSI foi dada à CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF. Gonçalves Dias pediu demissão após a divulgação de imagens que mostram ele caminhando ao lado de invasores pelos corredores do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.

Atos violentos de dezembro estão conectados, diz delegado à CPMI

Atos violentos de dezembro estão conectados, diz delegado à CPMI

Leonardo de Castro foi o delegado responsável por investigar os atos dos dois dias. Ele depôs, nesta quinta-feira, na condição de testemunha.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi