Política

Deputados começam a discutir texto da Reforma Tributária

A reforma tributária propõe, entre outras coisas, a substituição de cinco tributos em apenas dois. Um nacional; e outro estadual e municipal. Como a proposta vai mudar a Constituição Federal, ela precisa de pelo menos 308 votos favoráveis em dois turnos de votação.

Os deputados federais começaram a discutir o texto da Proposta de Emenda à Constituição da Reforma Tributária, no Plenário da Câmara, por volta das 11 horas desta quinta-feira (6). A expectativa é que a proposta seja votada a partir das 18H.

A reforma tributária propõe, entre outras coisas, a substituição de cinco tributos em apenas dois. Um nacional; e outro estadual e municipal.

O vice-líder do governo na Câmara, deputado Alencar Santana, do PT de São Paulo, defendeu a proposta.

Já o vice-líder da oposição, Marcel Van Hattem, do Novo do Rio Grande do Sul, questionou o risco de aumento da carga tributária.

Mais cedo, em entrevista à BandNews TV, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que as expectativas de aprovação da PEC são boas, mas que não dá para cravar o resultado. Ele espera o apoio da maioria dos partidos.

Como a proposta vai mudar a Constituição Federal, ela precisa de pelo menos 308 votos favoráveis em dois turnos de votação.

Nessa quarta, o relator da PEC, deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, disse que algumas mudanças ainda seriam incluídas nesta quinta. Ele ainda ressaltou que os produtos da cesta básica de alimentos vão ter alíquota zero.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 06/07/2023 13:20:04. Última edição: 06/07/2023 13:20:04

Tags: Reforma Tributária

Leia também:

Um dos mais criativos artistas do teatro, diz Lula sobre Zé Celso

Um dos mais criativos artistas do teatro, diz Lula sobre Zé Celso

Presidente disse que o dramaturgo Zé Celso foi um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro e deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional.

Reforma tributária terá novos ajustes e será votada nesta quinta-feira

Reforma tributária terá novos ajustes e será votada nesta quinta-feira

Discussão começa às 11h e votação deve ocorrer a partir das 18h. Coordenador do grupo de trabalho da reforma, deputado Reginaldo Lopes, proposta será votada em 1° e 2° turno até sexta-feira.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi