Brasil deve atualizar sua política para continente africano, diz Lula
“A África é uma das regiões que mais cresce no mundo. Sua relevância no comércio global é expressiva”, diz presidente durante almoço para marcar o Dia da África, no Itamaraty.
Em almoço de celebração pelo Dia da África, presidente Lula destacou a relevância econômica do continente africano e a intenção de melhorar as parcerias bilaterais.
Uma celebração pelo reencontro do Brasil com a África. Esse foi o ponto central do presidente Lula, ao comemorar, nesta quinta-feira (25), o Dia da África.
O presidente brasileiro quer colocar a relação com o continente africano como prioridade e, para isso, defendeu ir além do que já foi feito até aqui.
A declaração foi dada, durante o almoço que o presidente ofereceu, no Palácio do Itamaraty, para celebrar a data e encerrar o seminário "Brasil-África: relançando parcerias".
Lula ainda reforçou a importância do combate ao racismo, ao repudiar, mais uma vez, os ataques sofridos pelo atleta de futebol, Vinícius Junior, na Espanha. Ele disse que vai pedir a ONU que prorrogue a década internacional de afrodescendentes.
Ao defender, mais uma vez, uma reforma no conselho de segurança na ONU, Lula defendeu a garantia de cadeiras para países africanos.
Lula destacou que, no ano que vem, o Brasil vai assumir a presidência do G20 e que já está confirmada a participação da África do Sul. Ele também quer a participação ampliada de outros países do continente africano.
O presidente ainda destacou a relevância econômica do continente africano e a intenção de melhorar as parcerias bilaterais.
Ao comemorar a retomada das relações com a África, Lula destacou que a parceria vai colocar, novamente, a fome no centro da agenda internacional. E que o Brasil tem condições de contribuir para o desenvolvimento agrícola dos países africanos.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 25/05/2023 17:10:20. Última edição: 25/05/2023 17:10:20
Tags: Dia Da África Brasil-África Itamaraty
“A África é uma das regiões que mais cresce no mundo. Sua relevância no comércio global é expressiva”, diz presidente durante almoço para marcar o Dia da África, no Itamaraty.
A Comissão Parlamentar de Inquérito Mista foi instalada, nesta quinta-feira (25), no Congresso Nacional. O presidente Arthur Maia propôs reuniões semanais, nas quintas-feiras, e defendeu o direito dos parlamentares investigarem o caso, que já é apurado pelo STF.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.