Política

Eleições 2022: estados realizam preparação de mídias para urnas

Como as urnas eletrônicas não possuem nenhum tipo de conexão de rede, nem internet, wifi ou bluetooth, os dados e sistemas são gravados em mídia e depois carregados nas urnas.

O processo de preparação das mídias com os dados que serão inseridos nas urnas eletrônicas, para o primeiro dia das Eleições Gerais, em 2 de outubro, já foi finalizado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e, nesta sexta-feira (16), deve ser finalizado em Sergipe, Roraima e no Pará.

Como as urnas eletrônicas não possuem nenhum tipo de conexão de rede, nem internet, wifi ou bluetooth, os dados e sistemas são gravados em mídia e depois carregados nas urnas. Cada TRE convoca os partidos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil para acompanhar a inclusão dos dados de partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, candidatos, sistemas de auditoria, entre outros, conforme explica Wagner Salles, coordenador de urnas do TRE do Maranhão.

Os TREs do Ceará e do Acre já estão realizando o processo de gravação de mídias. Como cada unidade segue um calendário próprio, o Distrito Federal, Pernambuco e Mato Grosso iniciam a geração de mídias neste fim de semana.

Na semana que vem será a vez dos TREs do Espírito Santo, Piauí, Maranhão, Amapá, São Paulo e Tocantins começarem esse processo, que deve durar pelo menos até o dia 27. Os outros TREs não divulgaram o calendário.

Após essa fase, vem a preparação das urnas eletrônicas, que são carregadas com os dados gerados para cada seção eleitoral. Em seguida, as urnas serão fisicamente lacradas e ficam prontas para a votação.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 19/09/2022 14:09:07. Última edição: 19/09/2022 14:09:07

Tags: Eleições2022 Urnas Eletrônicas

Leia também:

Nenhum candidato poderá ser preso a partir deste sábado

Nenhum candidato às eleições deste ano pode ser preso ou detido a partir deste sábado, 17 de setembro. A exceção é se for em flagrante. A regra está prevista no Código Eleitoral e vale até 48 horas

Forças Federais vão atuar para reforçar segurança durante as eleições

Forças Federais vão atuar para reforçar segurança durante as eleições

As Forças Federais vão atuar para reforçar a segurança durante o primeiro turno das eleições, em 561 localidades, de 11 estados brasileiros. A medida foi autorizada pelo presidente do Tribunal

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi