Política

Eleições 2022: Lula venceu no exterior

O índice de abstenção foi de cerca 55%

Luiz Inácio Lula da Silva também venceu as eleições no exterior. Ele ganhou com cerca de 51,3% dos votos contra 48,7% de Jair Bolsonaro. O candidato do PT recebeu quase 153 mil votos, de acordo com o sistema de resultados do Tribunal Superior Eleitoral. 

O índice de abstenção foi de cerca 55%. 697 mil brasileiros estavam aptos a votar em outros países. A apuração no exterior foi finalizada às dez e meia da noite desse domingo.

Em Portugal, Lula venceu com mais de 60% dos votos nas cidades de Lisboa e Porto. Em Londres, na Inglaterra, o petista também ultrapassou esse índice. Em Paris, na França, recebeu quase 83% dos votos.

Jair Bolsonaro foi melhor nos Estados Unidos, onde venceu em Boston e Miami. No Japão, tanto em Nagoia quanto em Tóquio, o candidato do PL venceu com mais de 80% dos votos.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, disse que algumas filas foram registradas em Lisboa e Paris, mas que tudo correu bem nos locais de votação nos países. Durante o domingo, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que organiza a votação no exterior, informes indicavam que as atividades transcorriam dentro do esperado, sem incidentes.

 

* Com produção de Beatriz Evaristo

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 01/11/2022 15:16:50. Última edição: 01/11/2022 15:16:50

Tags: Eleições 2022 Lula Bolsonaro

Leia também:

Tarcísio diz que buscará parcerias com governo federal

Ele falou ainda que o candidato derrotado, Fernando Haddad, ligou pra ele parabenizando-o pela vitória e que Haddad se ofereceu para fazer a ponte com o governo federal.

Lula recebe os parabéns de chefes de estado de vários países

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira ligações de chefes de Estado de diversos países, dando os parabéns pela eleição. Entre as autoridades internacionais que conversaram com Lula estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Macron divulgou em suas redes sociais um vídeo de sua ligação para Lula.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi