Tarcísio diz que buscará parcerias com governo federal
Ele falou ainda que o candidato derrotado, Fernando Haddad, ligou pra ele parabenizando-o pela vitória e que Haddad se ofereceu para fazer a ponte com o governo federal.
O índice de abstenção foi de cerca 55%
Luiz Inácio Lula da Silva também venceu as eleições no exterior. Ele ganhou com cerca de 51,3% dos votos contra 48,7% de Jair Bolsonaro. O candidato do PT recebeu quase 153 mil votos, de acordo com o sistema de resultados do Tribunal Superior Eleitoral.
O índice de abstenção foi de cerca 55%. 697 mil brasileiros estavam aptos a votar em outros países. A apuração no exterior foi finalizada às dez e meia da noite desse domingo.
Em Portugal, Lula venceu com mais de 60% dos votos nas cidades de Lisboa e Porto. Em Londres, na Inglaterra, o petista também ultrapassou esse índice. Em Paris, na França, recebeu quase 83% dos votos.
Jair Bolsonaro foi melhor nos Estados Unidos, onde venceu em Boston e Miami. No Japão, tanto em Nagoia quanto em Tóquio, o candidato do PL venceu com mais de 80% dos votos.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, disse que algumas filas foram registradas em Lisboa e Paris, mas que tudo correu bem nos locais de votação nos países. Durante o domingo, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que organiza a votação no exterior, informes indicavam que as atividades transcorriam dentro do esperado, sem incidentes.
* Com produção de Beatriz Evaristo
Agência Brasil / Por Gabriel Brum, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 01/11/2022 15:16:50. Última edição: 01/11/2022 15:16:50
Tags: Eleições 2022 Lula Bolsonaro
Ele falou ainda que o candidato derrotado, Fernando Haddad, ligou pra ele parabenizando-o pela vitória e que Haddad se ofereceu para fazer a ponte com o governo federal.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira ligações de chefes de Estado de diversos países, dando os parabéns pela eleição. Entre as autoridades internacionais que conversaram com Lula estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Macron divulgou em suas redes sociais um vídeo de sua ligação para Lula.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.