Política

Eleições 2022: saiba quais são as responsabilidades do governador

Dentre os vários cargos em disputa nas eleições deste ano está o de governador. Ao todo, são eleitos 27 para comandar os 26 estados do país e o Distrito Federal. O governador é o chefe do Poder

Dentre os vários cargos em disputa nas eleições deste ano está o de governador. Ao todo, são eleitos 27 para comandar os 26 estados do país e o Distrito Federal.

O governador é o chefe do Poder Executivo estadual e o representante do estado em âmbito nacional. Por isso, deve saber se relacionar tanto com a Assembleia Legislativa e as prefeituras do estado quanto com o Congresso Nacional e com o presidente da República.

Uma das principais atribuições do governador é a segurança pública, já que é ele quem comanda as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Também é o responsável por investir prioritariamente nos ensinos fundamental e médio, por exemplo.

O governador é quem coloca em prática as leis aprovadas pelo Legislativo e aplica os recursos do orçamento, como explica o advogado em Direito Eleitoral Alexandre Rollo.

Especialmente no Distrito Federal, o governador incorpora ainda a função de prefeito, já que no DF a Constituição proíbe a criação de municípios.

O mandato do governador dura quatro anos, com direito a uma reeleição.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 23/09/2022 16:01:02. Última edição: 23/09/2022 16:01:02

Tags: Eleições 2022 Governador

Leia também:

Entenda quais são as funções do presidente da República no Brasil

O Brasil é um país com sistema de governo presidencialista. Isso significa que o presidente da República é o representante máximo do Estado brasileiro.

Eleitor deve checar zona eleitoral antes de ir ao local de votação

Tribunais lembram que podem ter tido alterações nos locais de votação, em relação às últimas eleições, e por isso é importante fazer a consulta com antecedência para evitar surpresa de última hora.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi