Política

Em carta à Unesco, Lula defende regulação das plataformas digitais

Para o presidente Lula, uma regulação das plataformas digitais deve garantir a liberdade de expressão e também o direito de a sociedade receber informações confiáveis.

O presidente Lula defendeu, nesta quarta-feira, a regulação das plataformas digitais, como Facebook, Whatsapp e o Google, com transparência e participação social.

Em carta à Unesco, Lula defende regulação das plataformas digitais
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

Uma carta do presidente foi lida na abertura da conferência global "Por Uma Internet Confiável”, realizada pela Unesco em sua sede em Paris, na França.

O evento da Unesco, que vai até esta esta quinta-feira, busca discutir as ameaças à integridade da informação e da liberdade de expressão nas plataformas de redes sociais e conta com a participação de diversos governos, especialistas e da sociedade civil.

Lula afirmou que o ambiente digital acarretou a “concentração de mercado e de poder nas mãos de poucas empresas e países”, trazendo riscos para a democracia.

O presidente lembrou que os atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro, foram estimulados e organizados nas redes sociais.

Para Lula, uma regulação das plataformas digitais deve garantir a liberdade de expressão e também o direito de a sociedade receber informações confiáveis.

Olivia Bandeira, da Coordenação do Coletivo Intervozes, está representando a sociedade civil brasileira na Conferência da Unesco. Ela avalia que a discussão deve ser aprofundada para a construção da regulação, inclusive no Brasil.

Olívia Bandeira destaca que a discussão é importante no processo de regulamentação que promova plataformas digitais plurais e democráticas com a retomada, por exemplo, dos debates sobre o PL-2630 no Congresso Nacional, que busca combater à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 22/02/2023 20:25:30. Última edição: 22/02/2023 20:25:30

Tags: Regulação Plataformas Digitais Unesco

Leia também:

Lula defende democratização e regulação de plataformas digitais

Lula defende democratização e regulação de plataformas digitais

Em carta lida em evento da Unesco, o presidente diz que é preciso combater concentração do mercado digital e promover a autonomia dos países em desenvolvimento nesta área.

Em São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras

Em São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras

Presidente lembrou que, há muito tempo, não se via no país governador, presidente e prefeito sentados à mesa em função de algo em comum e que atinge a todos.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi