Lula sanciona lei que taxa super-ricos
nova lei atinge menos de 100 mil brasileiros que investem no exterior, que é o caso das offshores. Desse total, menos de 20 mil possuem fundos fechados no Brasil, que são os investimentos internos.
Presidente disse que Brasil está de luto por violações humanitárias
O Brasil continua de luto por causa das mortes provocadas pelo conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, e a comunidade internacional precisa lutar pela paz na região. Foi o que disse, nesta quarta-feira (13), o presidente Lula, durante a abertura da reunião mista do G20, em Brasília. Ele definiu como “chocante” a quantidade de direitos violados na região.
O presidente brasileiro defendeu ainda a cobrança de taxas a países ricos, para ajudar a financiar o desenvolvimento sustentável, e cobrou mais eficácia dos bancos multilaterais.
Ainda no discurso, o presidente Lula disse que o G-20 “é atualmente o fórum político e econômico com maior capacidade de influenciar positivamente a agenda internacional”. E destacou que a presidência do Brasil no bloco, em 2024, vai ser baseada em três grandes preocupações: inclusão social e combate à fome e à pobreza; promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica e ambiental e as transições energéticas; e a reforma das instituições de governança global.
Esse último é um assunto que o Presidente sempre defende, justamente questionando a formatação atual de mecanismos internacionais importantes, a exemplo do Conselho de Segurança da ONU que, para o presidente Lula, “já não tem representatividade”.
O encontro do G20 desta quarta foi misto, entre a trilha política (a das sherpas, os Grupos de trabalho) e a trilha financeira. Lula também destacou que a articulação entre as duas vai ser “essencial para o funcionamento exitoso do grupo”.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela - 13/12/2023 16:25:10. Última edição: 13/12/2023 16:25:10
Tags: Lula Faixa De Gaza G20
nova lei atinge menos de 100 mil brasileiros que investem no exterior, que é o caso das offshores. Desse total, menos de 20 mil possuem fundos fechados no Brasil, que são os investimentos internos.
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ministro do Supremo Tribunal Federal, Flavio Dino está sendo sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.