Política

Equipe de transição deve recomendar a manutenção dos Correios e da EBC

A equipe de transição vai produzir dois grandes relatórios. O primeiro será um diagnóstico da situação atual de cada área do governo. O segundo com propostas de medidas emergenciais, que devem ser adotadas nos primeiros 100 dias do novo governo.

A sexta-feira foi dia de reunião dos grupos técnicos da equipe de transição. Eles vão produzir dois grandes relatórios. O primeiro, que deve ser entregue até o dia 30 deste mês, precisa fazer um diagnóstico da situação atual de cada área do governo. O segundo documento tem de ser apresentado até 11 de dezembro, com propostas de medidas emergenciais, que devem ser adotadas nos primeiros 100 dias do novo governo.

O senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa faz parte do grupo técnico da Saúde. Ele disse que a equipe já enviou ao atual governo alguns questionamentos sobre áreas prioritárias.

Na área de Comunicação, o foco está na revogação de algumas medidas. O ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo integra esse grupo de trabalho e anunciou que eles vão recomendar que o presidente eleito Lula desista de privatizar os Correios. A equipe técnica também vai sugerir a revogação das mudanças feitas na EBC, Empresa Brasil de Comunicação. A ideia é voltar a separar as áreas pública e estatal da empresa.

O grupo técnico da Comunicação também deve sugerir que o novo governo discuta a tributação das grandes empresas de tecnologia, a exemplo do que já ocorre em países europeus.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 20/11/2022 18:10:07. Última edição: 20/11/2022 18:10:07

Tags: Governo De Transição

Leia também:

Depois de ser recebido pelo presidente português, Lula volta ao Brasil

A expectativa do gabinete de transição é que, nos próximos dias, Lula comece a indicar os novos ministros que vão tomar posse em janeiro.

Em Portugal, Luís Inácio Lula da Silva fala à comunidade brasileira

O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, do PT, participou, neste sábado, de um evento para a comunidade brasileira em Lisboa, Portugal. Em seu pronunciamento, Lula falou em recuperar programas sociais, como o Farmácia Popular, e repetiu que a prioridade do próximo governo é o combate à fome. O encontro aconteceu no Instituto Universitário de Lisboa e contou com uma plateia formada principalmente por estudantes e pesquisadores. Lula disse que espera que eles voltem para o Brasil. Segundo dados do Itamaraty, em 2020, 4,2 milhões de brasileiros moravam no exterior.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi