Depois de ser recebido pelo presidente português, Lula volta ao Brasil
A expectativa do gabinete de transição é que, nos próximos dias, Lula comece a indicar os novos ministros que vão tomar posse em janeiro.
A equipe de transição vai produzir dois grandes relatórios. O primeiro será um diagnóstico da situação atual de cada área do governo. O segundo com propostas de medidas emergenciais, que devem ser adotadas nos primeiros 100 dias do novo governo.
A sexta-feira foi dia de reunião dos grupos técnicos da equipe de transição. Eles vão produzir dois grandes relatórios. O primeiro, que deve ser entregue até o dia 30 deste mês, precisa fazer um diagnóstico da situação atual de cada área do governo. O segundo documento tem de ser apresentado até 11 de dezembro, com propostas de medidas emergenciais, que devem ser adotadas nos primeiros 100 dias do novo governo.
O senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa faz parte do grupo técnico da Saúde. Ele disse que a equipe já enviou ao atual governo alguns questionamentos sobre áreas prioritárias.
Na área de Comunicação, o foco está na revogação de algumas medidas. O ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo integra esse grupo de trabalho e anunciou que eles vão recomendar que o presidente eleito Lula desista de privatizar os Correios. A equipe técnica também vai sugerir a revogação das mudanças feitas na EBC, Empresa Brasil de Comunicação. A ideia é voltar a separar as áreas pública e estatal da empresa.
O grupo técnico da Comunicação também deve sugerir que o novo governo discuta a tributação das grandes empresas de tecnologia, a exemplo do que já ocorre em países europeus.
Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 20/11/2022 18:10:07. Última edição: 20/11/2022 18:10:07
Tags: Governo De Transição
A expectativa do gabinete de transição é que, nos próximos dias, Lula comece a indicar os novos ministros que vão tomar posse em janeiro.
O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, do PT, participou, neste sábado, de um evento para a comunidade brasileira em Lisboa, Portugal. Em seu pronunciamento, Lula falou em recuperar programas sociais, como o Farmácia Popular, e repetiu que a prioridade do próximo governo é o combate à fome. O encontro aconteceu no Instituto Universitário de Lisboa e contou com uma plateia formada principalmente por estudantes e pesquisadores. Lula disse que espera que eles voltem para o Brasil. Segundo dados do Itamaraty, em 2020, 4,2 milhões de brasileiros moravam no exterior.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.