Política

Fernández alerta pela defesa contra atos golpistas na América da Sul

Presidente argentino se reuniu, em Buenos Aires, com presidente brasileiro, Lula, no retorno do Brasil à Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac.

O presidente Lula participa nesta terça-feira (24) da Sétima Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac. O Brasil voltou ao grupo após três anos afastado. O evento acontece em Buenos Aires, capital da Argentina.

Na abertura, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que está na Presidência temporária do grupo, disse que a volta do Brasil torna a Celac completa e mencionou avanços com as reuniões bilaterais realizadas nesta segunda-feira (23) entre os dois países.

O presidente argentino reclamou de bloqueios econômicos contra Cuba e Venezuela e defendeu a democracia, que estaria ameaçada por grupos de ultradireita. A fala de Fernández tem tradução simultânea.

À tarde, o presidente Lula tem reuniões com o Diretor-Geral da ONU para Alimentação e Agricultura, com o presidente do Conselho Europeu, com a Primeira-Ministra de Barbados e com o presidente de Cuba.

A Celac é integrada por todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Ela foi criada em 2010 para promover o diálogo e a cooperação regional em temas como desenvolvimento, saúde, alimentação, energia e outros.

O governo de Jair Bolsonaro decidiu sair da Celac em 2020, com a justificativa de que a comunidade não gerava benefícios.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 24/01/2023 12:55:05. Última edição: 24/01/2023 12:55:05

Tags: Celac  Alberto Fernández Lula Golpistas Golpe Extrema Direita América Do Sul Democracia

Leia também:

Inquérito vai investigar participação de deputados em atos golpistas

Os parlamentares do PL, André Fernandes e Sílvia Waiãpi, e Clarissa Tércio, do PP, são acusados de fazer postagens em redes sociais incentivando os atos golpistas.

Homem que destruiu relógio centenário, em Brasília, é preso pela PF

Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, foi filmado pelas câmeras de segurança do Planalto durante ato golpista. Prisão aconteceu nessa segunda-feira, em Uberlândia (MG).

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi