Inquérito vai investigar participação de deputados em atos golpistas
Os parlamentares do PL, André Fernandes e Sílvia Waiãpi, e Clarissa Tércio, do PP, são acusados de fazer postagens em redes sociais incentivando os atos golpistas.
Presidente argentino se reuniu, em Buenos Aires, com presidente brasileiro, Lula, no retorno do Brasil à Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac.
O presidente Lula participa nesta terça-feira (24) da Sétima Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac. O Brasil voltou ao grupo após três anos afastado. O evento acontece em Buenos Aires, capital da Argentina.
Na abertura, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que está na Presidência temporária do grupo, disse que a volta do Brasil torna a Celac completa e mencionou avanços com as reuniões bilaterais realizadas nesta segunda-feira (23) entre os dois países.
O presidente argentino reclamou de bloqueios econômicos contra Cuba e Venezuela e defendeu a democracia, que estaria ameaçada por grupos de ultradireita. A fala de Fernández tem tradução simultânea.
À tarde, o presidente Lula tem reuniões com o Diretor-Geral da ONU para Alimentação e Agricultura, com o presidente do Conselho Europeu, com a Primeira-Ministra de Barbados e com o presidente de Cuba.
A Celac é integrada por todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Ela foi criada em 2010 para promover o diálogo e a cooperação regional em temas como desenvolvimento, saúde, alimentação, energia e outros.
O governo de Jair Bolsonaro decidiu sair da Celac em 2020, com a justificativa de que a comunidade não gerava benefícios.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 24/01/2023 12:55:05. Última edição: 24/01/2023 12:55:05
Tags: Celac Alberto Fernández Lula Golpistas Golpe Extrema Direita América Do Sul Democracia
Os parlamentares do PL, André Fernandes e Sílvia Waiãpi, e Clarissa Tércio, do PP, são acusados de fazer postagens em redes sociais incentivando os atos golpistas.
Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, foi filmado pelas câmeras de segurança do Planalto durante ato golpista. Prisão aconteceu nessa segunda-feira, em Uberlândia (MG).
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.