Câmara deve votar marco temporal nesta terça-feira
Proposta determina que só serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.
Programa busca consolidar o Sistema Único de Segurança Pública
Nesta segunda-feira (29), o Ministro da Justiça, Flávio Dino, está percorrendo três estados para lançamento de mais uma etapa do Pronasci 2: Alagoas, Sergipe e Bahia. Na primeira parada, em Maceió, Dino reforçou que o lançamento estadual do Programa é mais um passo para a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
O sistema prevê o compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal de segurança. Com as novas regras, os órgãos de segurança pública serão integrados para atuar de forma cooperativa. Na prática, o governo federal quer realizar, na segurança, a experiência positiva do Ministério da Saúde, com a criação do SUS.
Criado em 2007 pelo governo federal e relançado em março deste ano, como Pronasci 2, o Programa vem ganhando ações práticas nos estados onde o Ministério da Justiça está fazendo a entrega de equipamentos, recursos e serviços para o fortalecimento da segurança pública.
Durante a coletiva em Alagoas, Flávio Dino cobrou maior agilidade dos governadores em apresentarem propostas para aplicação dos recursos de cerca de 4 bilhões de reais que estavam represados quando ele assumiu a pasta.
Após a passagem por Maceió, o Ministro Flávio Dino visitou as cidades de Aracaju e Salvador, para dar continuidade às ações do Pronasci 2 no Nordeste. Foram entregues viaturas, drones, motos, equipamentos e individuais de segurança. Também foi anunciada a construção de novas unidades da Casa da Mulher Brasileira, órgão que auxilia no enfrentamento aos casos de violência de gênero.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda - 29/05/2023 16:35:13. Última edição: 29/05/2023 16:35:13
Tags: Segurança Pública Ministro Da Justiça Recursos
Proposta determina que só serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.
Participaram da audiência pública representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar, mães de filhos com apólices canceladas, pessoas afetadas pelas mudanças unilaterais dos planos de saúde e prestadoras.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.