Política

General Gonçalves Dias presta depoimento na PF após decisão de Moraes

O general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI, chegou cedo à Polícia Federal para prestar depoimento no inquérito que apura os atos golpistas de 8 de janeiro.

O general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI, chegou cedo à Polícia Federal para prestar depoimento no inquérito que apura os atos golpistas de 8 de janeiro. Esse depoimento é uma determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, depois da divulgação de um vídeo em que Dias aparece interagindo com os invasores dentro do Palácio do Planalto.

Após a divulgação desse vídeo, o general pediu demissão do cargo. Isso na quarta-feira. E se tornou o primeiro ministro a deixar o governo nesse terceiro mandato de Lula e fez com que o governo passasse a apoiar a criação de uma CPI sobre os atos golpistas no Congresso.

Nessa mesma decisão sobre o depoimento, Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para que o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, identificasse todos os servidores civis e militares que aparecem nas imagens e informe as providências tomadas. E aí o Cappelli informou que já cumpriu essa determinação e falou que vai acelerar a sindicância em curso no Gabinete de Segurança Institucional.

Ainda na quarta-feira, o GSI tinha explicado que as imagens mostravam a atuação dos agentes de segurança para tirar os invasores do terceiro e quarto andares do Palácio, concentrando as pessoas no segundo andar e que as condutas dos agentes estão sendo investigadas.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki - 21/04/2023 11:00:10. Última edição: 21/04/2023 11:00:10

Tags: Gonçalves Dias GSI Atos Antidemocráticos 8 De Janeiro

Leia também:

Governo estuda futuro do GSI e definirá a continuidade do órgão

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que Ricardo Capelli, que assumiu interinamente o GSI, tem a função de buscar informações técnicas sobre o órgão. Elas serão repassadas ao presidente Lula após o retorno da viagem à Europa.

Biden anuncia contribuição dos EUA de R$ 2,5 bi para Fundo Amazônia

O valor anunciado pelo presidente Joe Biden é 10 vezes maior que o prometido a Lula em fevereiro, quando o presidente brasileiro encontrou o líder dos EUA. Mas o Congresso americano ainda precisa aprovar a medida.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi