Governo prevê R$ 42 bi em investimento no complexo industrial de saúde
Estratégia visa expandir produção nacional de itens prioritários para o SUS e reduzir a dependência de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros.
Em depoimento à CPI dos Atos Golpistas, o general ainda afirmou que nunca tratou de política com os servidores do GSI.
Um depoimento permeado por declarações irritadas, interrupções e até palavrões. E ao menos uma contradição: o general Augusto Heleno, ex-GSI, negou ter estado numa reunião com a cúpula das Forças Armadas no Palácio do Planalto, em novembro passado, em que participou também o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. No encontro, segundo a delação de Mauro Cid à Justiça, Bolsonaro teria pedido apoio para um golpe.
Mas foi confrontado, pelo deputado Rogério Correia com uma foto do encontro.
O general Augusto Heleno negou ainda ter participado de qualquer reunião para tratar de assuntos eleitorais, disse que nunca tratou de política com os servidores do GSI e não ter qualquer conhecimento da minuta de GLO, a Garantia da Lei e da Ordem, que já estaria pronta para justificar um golpe. Afirmou até que nunca tinha ouvido falar no assunto.
E sobre a troca de mensagens entre o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e o militar da reserva Ailton Barros sobre um golpe, Heleno minimizou:
O general Heleno disse que sua relação com Jair Bolsonaro é muito próxima até hoje e considerou muito grave a apreensão do celular do ex-presidente. Já sobre a delação de Mauro Cid, o general disse não ter conhecimento, que o teor dela foi vazado, ou seja, segundo ele “ninguém sabe o que Mauro Cid falou”.
Sobre os episódios de violência, como a tentativa de explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília, na véspera do Natal passado, disse se tratar de um incidente isolado. Quanto aos acampamentos golpistas, acrescentou que, apesar de nunca ter ido ao local, considera que foram manifestações pacíficas e ordeiras.
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves - 26/09/2023 16:20:05. Última edição: 26/09/2023 16:20:05
Tags: GSI General Heleno CPI Atos Golpistas
Estratégia visa expandir produção nacional de itens prioritários para o SUS e reduzir a dependência de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros.
"Cid era apenas um ajudante de ordens do ex-presidente. Ou seja, cumpria ordens”, disse Heleno, ao afirmar que os depoimentos de Mauro Cid estão sendo utilizados de forma indevida.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.