Política

Governadores se preocupam com texto da reforma tributária

O tema foi discutido nesta quarta-feira (24) no Fórum de Governadores. Chefes estaduais afirmaram que a maioria é a favor, mas querem ver o texto antes da votação.

Os detalhes da proposta de reforma tributária, em discussão na Câmara dos Deputados, preocupam os governadores. O tema foi discutido nesta quarta-feira (24) no Fórum de Governadores. Chefes estaduais afirmaram que a maioria é a favor, mas querem ver o texto antes da votação.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que há preocupação com a mudança do local onde o tributo é cobrado. Com a reforma, o imposto deixaria de ser cobrado na origem da transação e passaria a ser cobrado no destino. Um fundo regional compensaria as perdas de arrecadação.

Segundo Casagrande, a proposta beneficia estados com grande população e tira mecanismos de estados para estimular desenvolvimento.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que é contra a proposta. O estado, junto com Mato Grosso do Sul e Mato Grosso está entre os que mais perderiam arrecadação, disse o governador matogrossense, Mauro Mendes.

O tempo para chegar a um consenso é curto. O relator da reforma tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro, pretende entregar o relatório no início de junho. E o presidente da Câmara, Arthur Lira, quer votar antes do recesso parlamentar de meio de ano.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 24/05/2023 17:35:05. Última edição: 24/05/2023 17:35:05

Tags: Reforma Tributária Fórum De Governadores

Leia também:

Governadores querem mais debate sobre reforma tributária

Governadores querem mais debate sobre reforma tributária

Avaliação inicial, no entanto, é positiva, dizem participantes do Fórum de Governadores. Apoio depende da finalização do texto a ser apresentado pelo relator da matéria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro.

Ministro rebate decisão contra extração de petróleo na Foz do Amazonas

Ministro rebate decisão contra extração de petróleo na Foz do Amazonas

Alexandre Silveira disse que tentou articular com o presidente do Ibama uma forma de superar os obstáculos para o licenciamento, mas que acabou surpreendido pela decisão.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi