Política

Governo do DF afirma que vai desmobilizar acampamento em frente ao QG

Governador Ibaneis Rocha diz que trabalha em parceria com o Exército

O governo do Distrito Federal informou que trabalha em parceria com o Exército e com o futuro governo Lula para desmobilizar o acampamento em frente ao Quartel General, em Brasília, antes da posse presidencial no dia 1º de janeiro.

Governo do DF afirma que vai desmobilizar acampamento em frente ao QG
© José Cruz/ Agência Brasil

Após reunião, nesta terça-feira, com os futuros ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que serão ampliados, nos próximos dias, os esforços para retirar a estrutura montada em frente ao QG do Exército.

Os atos em frente ao Exército pedem um golpe militar no país para impedir a posse do presidente eleito Lula. Após a tentativa de atentado a bomba praticada por um dos participantes das manifestações, a retirada do acampamento em Brasília passou a ser vista como questão de segurança.

O futuro Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que confia no trabalho do governador Ibaneis e destacou que a ideia é desmobilizar pacificamente o acampamento, mas não descartou fazer uso da força.

Questionado por jornalistas se a retirada do acampamento pode ocorrer antes da posse, os futuros ministros responderam que isso será avaliado até o final desta semana.

O problema dos acampamentos em frente aos quartéis está sendo tratado diretamente pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio. Ele considera que o caso de terrorismo é isolado e defendeu que as manifestações têm sido pacíficas.

Diante desse cenário, o futuro ministro da Defesa confirmou que foi acordado com o atual governo a antecipação da troca do comandante do Exército, que deve ocorrer na sexta-feira, dia 30 de dezembro.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / GT Passos - 27/12/2022 16:30:07. Última edição: 27/12/2022 16:30:07

Tags: Quartel General Golpe Bolsonaro Acampamento Terrorismo Posse Lula

Leia também:

Segundo suspeito de atentado com bomba fugiu do DF, diz governador

Segundo suspeito de atentado com bomba fugiu do DF, diz governador

Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, o chefe do Executivo local disse que a polícia já identificou a pessoa e que as buscas estão em andamento.

Padilha confirma convite e “sinal positivo” de Tebet para Planejamento

Padilha confirma convite e “sinal positivo” de Tebet para Planejamento

Ministério será recriado e terá sob seu guarda-chuva instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi