Lula afirma que juros ainda estão altos: “Vamos continuar brigando”
Em evento em Fortaleza, Lula lembrou que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, foi indicado ao cargo ainda no governo Jair Bolsonaro e que a instituição atua de forma autônoma.
Fala veio depois de crescimento acima do previsto para 2º trimestre
Depois que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou o crescimento do Brasil em 0,9% no segundo trimestre deste ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o resultado foi 3 vezes maior que o esperado, e prevê um crescimento de 3% para 2023.
O mercado esperava um crescimento de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para o período entre abril e junho. Apesar de comemorar o resultado, Haddad disse que ainda há desafios a serem enfrentados e medidas a serem analisadas no Congresso Nacional.
O resultado do PIB foi comentado também pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento no Ceará, nesta sexta-feira (1). Segundo Lula, é preciso que o crescimento esteja atrelado à distribuição de renda.
No mesmo evento, o presidente também defendeu que o Banco Central volte a reduzir a taxa básica de juros brasileira, a Selic, que foi definida pela entidade em 13,25%.
A nova decisão sobre a taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, está marcada para 19 e 20 deste mês.
Em relação ao crescimento do PIB, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, comemorou a notícia e disse que a economia brasileira vai crescer 3% este ano, “mesmo que os últimos trimestres do ano tenham crescimento nulo”.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela - 01/09/2023 15:55:21. Última edição: 01/09/2023 15:55:21
Tags: PIB Crescimento Do Pib Fernando Haddad Lula
Em evento em Fortaleza, Lula lembrou que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, foi indicado ao cargo ainda no governo Jair Bolsonaro e que a instituição atua de forma autônoma.
Lula afirmou que, com o crescimento da economia, essa riqueza precisa ser distribuída. O presidente se comprometeu a aumentar os recursos para investimento no país.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.