Política

Haddad espera que reforma tributária passe com facilidade pelo Senado

O ministro da Fazenda comemorou a aprovação da proposta e elogiou a atuação do presidente da Câmara, Arthur Lira. O texto aprovado substitui cinco tributos por apenas dois. Um nacional; e outro estadual e municipal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, espera que a reforma tributária passe com facilidade pelo Senado Federal no segundo semestre. Ele falou nesta sexta-feira (7), comemorou a aprovação da proposta e elogiou a atuação do presidente da Câmara, Arthur Lira.

O texto aprovado substitui cinco tributos por apenas dois. Um nacional; e outro estadual e municipal.

Segundo Haddad, o relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro, aprovado pelo na Câmara, já atende a vários questionamentos apontados pelos senadores.  

Sobre o Conselho Federativo, que vai distribuir os recursos do Imposto sobre Bens e Serviços para estados e municípios, o ministro disse que espera uma discussão mais forte na regulamentação.  

Fernando Haddad espera também a aprovação das leis do voto de qualidade do Carf e do novo marco fiscal. Depois, o foco deve ser as reformas microeconômicas, como o Marco de Garantias e a lei dos Seguros.  

O presidente Lula publicou um tuíte pela manhã em que elogiou o trabalho do ministro da Fazenda e da Câmara dos Deputados. Lula afirmou que é a “primeira reforma tributária do período democrático”. E “um momento histórico e uma grande vitória para o país”. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 07/07/2023 13:40:12. Última edição: 07/07/2023 13:40:12

Tags: Fernando Haddad Reforma Tributária

Leia também:

Após reforma tributária, governo faz esforço para votação de 3 textos

Após reforma tributária, governo faz esforço para votação de 3 textos

Segundo Alexandre Padilha, expectativa é de votar, ainda hoje mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), recriação do Programa de Aquisição de Alimentos, além do arcabouço fiscal.

Câmara aprova em segundo turno texto da reforma tributária

Câmara aprova em segundo turno texto da reforma tributária

O texto foi aprovado em segundo turno, na madrugada desta sexta-feira (7), por 375 votos favoráveis e 113 contrários, em uma votação considerada histórica.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi