Política

Itamaraty confirma novo embaixador do Brasil na Argentina

Julio Glinternick Biele é embaixador do Brasil no Marrocos

O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (24) que o embaixador Julio Glinternick Bitelli foi confirmado como o novo embaixador do Brasil na Argentina. Atualmente, ele é embaixador do Brasil no Marrocos.

Itamaraty confirma novo embaixador do Brasil na Argentina
© Pedro França/ Agencia Senado

Bitelli já atuou na embaixada em Buenos Aires em duas ocasiões. Foi conselheiro entre 2003 e 2006, responsável pelo setor político, e ministro-conselheiro, de 2010 a 2013. Entre 2013 e 2015, chefiou a embaixada na Tunísia e, de 2016 a 2019, na Colômbia.

Já foi chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, nos anos 2015 e 2016, ocasião em que o atual ministro Mauro Vieira, também comandou o Itamaraty.

Ao indicar um embaixador, o país solicita formalmente agrément, que é o consentimento do Estado estrangeiro que receberá o diplomata. No caso de Bitelli, o Itamaraty informou que a Argentina concedeu agrément. Agora, a designação será submetida à aprovação do Senado Federal, para que o embaixador assuma oficialmente como representante do Brasil no país.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 24/01/2023 15:22:38. Última edição: 24/01/2023 15:22:38

Tags: Itamaraty Embaixador Do Brasil Argentina

Leia também:

Países da região devem liderar preservação da Amazônia, diz Lula

Países da região devem liderar preservação da Amazônia, diz Lula

O presidente participou, em Buenos Aires, da sétima reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Brasil volta a integrar o grupo, após três anos afastado.

Inquérito vai investigar participação de deputados em atos golpistas

Os parlamentares do PL, André Fernandes e Sílvia Waiãpi, e Clarissa Tércio, do PP, são acusados de fazer postagens em redes sociais incentivando os atos golpistas.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi