Política

Itamaraty reitera a chanceler russo pedido de cessar-fogo na Ucrânia

Ministro brasileiro também criticou sanções impostas à Rússia

O ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, defendeu um cessar-fogo imediato entre Rússia e Ucrânia para a busca da paz. O ministro recebeu o chanceler russo Sergei Lavrov, nesta segunda-feira (17), no Palácio do Itamaraty.

O ministro Mauro Vieira defendeu a posição do governo que é pela criação de um grupo de países para negociar uma saída diplomática para a guerra.

O ministro brasileiro também criticou as sanções impostas pela comunidade internacional à Rússia, que vem impactando a economia de diversos países.

A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil, chegando a um quarto da importação desse insumo. Em 2022, a relação comercial entre os dois países chegou a quase U$10 bilhões.

O ministro dos negócios estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, destacou que é preciso resolver o conflito de forma duradoura. Lavrov ainda defendeu que o Brasil se torne um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, além de realizar um convite para que Lula visite a Rússia ainda este ano.

No final da tarde, o presidente Lula ainda recebeu o chanceler russo para uma visita de cortesia.

A Guerra da Ucrânia já dura quase 14 meses, quando a Rússia invadiu o país alegando uma possível adesão dos ucranianos à OTAN, aliança militar de países europeus e dos Estados Unidos, que poderia ameaçar o território russo. Além disso, a Rússia diz que está defendendo povos de origem étnica russa, mas que vivem na Ucrânia.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Réporter da Rádio Nacional - undefined / Edição: Roberto Marques / Pedro Lacerda - 17/04/2023 21:15:23. Última edição: 17/04/2023 21:15:23

Tags: Guerra Na Ucrânia Cessar-fogo

Leia também:

Governo vai entregar ao Congresso novo marco fiscal nesta terça-feira

Segundo o ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, a previsão é que o relator da proposta seja um deputado do PP. Mas que isso não é um problema porque o tema não provoca divisão entre governo e oposição.

Oposição a direitos de domésticas decorre de cultura escravocrata

Oposição a direitos de domésticas decorre de cultura escravocrata

Instituto Doméstica Legal fez criticas aos que defendem que a nova legislação em favor dos empregados domésticos teria resultado no aumento do trabalho informal.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi