O ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, defendeu um cessar-fogo imediato entre Rússia e Ucrânia para a busca da paz. O ministro recebeu o chanceler russo Sergei Lavrov, nesta segunda-feira (17), no Palácio do Itamaraty.
O ministro Mauro Vieira defendeu a posição do governo que é pela criação de um grupo de países para negociar uma saída diplomática para a guerra.
O ministro brasileiro também criticou as sanções impostas pela comunidade internacional à Rússia, que vem impactando a economia de diversos países.
A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil, chegando a um quarto da importação desse insumo. Em 2022, a relação comercial entre os dois países chegou a quase U$10 bilhões.
O ministro dos negócios estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, destacou que é preciso resolver o conflito de forma duradoura. Lavrov ainda defendeu que o Brasil se torne um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, além de realizar um convite para que Lula visite a Rússia ainda este ano.
No final da tarde, o presidente Lula ainda recebeu o chanceler russo para uma visita de cortesia.
A Guerra da Ucrânia já dura quase 14 meses, quando a Rússia invadiu o país alegando uma possível adesão dos ucranianos à OTAN, aliança militar de países europeus e dos Estados Unidos, que poderia ameaçar o território russo. Além disso, a Rússia diz que está defendendo povos de origem étnica russa, mas que vivem na Ucrânia.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - Réporter da Rádio Nacional - undefined / Edição: Roberto Marques / Pedro Lacerda - 17/04/2023 21:15:23. Última edição: 17/04/2023 21:15:23