Política

Itamaraty terá pela primeira vez mulher como secretária-geral

A escolhida é a embaixadora Maria Laura Rocha

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou hoje (14) a embaixadora Maria Laura Rocha como secretária-geral do Itamaraty. É a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo de número dois do ministério. 

Maria Laura Rocha nasceu em 1955 e ingressou na carreira diplomática em 1978. Ela já foi embaixadora na Hungria e atualmente ocupa o cargo na Romênia. Ela também já ocupou o cargo de chefe de gabinete em gestões anteriores do Itamaraty. 

FAO e ONU

A diplomata já foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e delegada permanente Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Vieira também confirmou o ministro Ricardo Monteiro como chefe de gabinete. O novo chanceler teve o nome confirmado na última sexta-feira (9) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O futuro ministro concedeu nesta quarta-feira (14) sua primeira entrevista coletiva desde que foi indicado.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 14/12/2022 20:22:46. Última edição: 14/12/2022 20:22:46

Tags: Itamaraty Maria Laura Rocha Secretária-geral

Leia também:

Itamaraty confirma presença de 17 chefes de Estado na posse de Lula 

Entre os países estão Alemanha, Angola, Argentina, Bolivia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Portugal e Uruguai .

Lula é diplomado no Tribunal Superior Eleitoral

Com a cerimônia desta segunda-feira (12), Lula se tornou o primeiro brasileiro a ser diplomado para um terceiro mandato na presidência da República.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi