Política

Joe Biden declara apoio incondicional à democracia e à vontade do povo

Os presidentes se comprometeram a trabalhar juntos em temas enfrentados pelos dois países, entre eles mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou apoio incondicional à democracia e à vontade do povo do Brasil, expressa nas últimas eleições. Foi durante uma conversa por telefone, nesta segunda-feira, com o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e defendeu a transferência pacífica do poder.

Os presidentes se comprometeram a trabalhar juntos em temas enfrentados pelos dois países, entre eles mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança. Joe Biden convidou Lula a visitar Washington no início de fevereiro, para discutir uma ampla agenda comum. O brasileiro aceitou o convite.

Também nesta segunda, Lula conversou, por telefone, com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Os atos anti-democráticos desse domingo mudaram a agenda de compromissos de Lula. Duas transmissões de cargos em ministérios que ocorreriam nesta segunda foram adiadas. De manhã, Sônia Guajajara assumiria o Ministério dos Povos Indígenas e, à tarde, Anielle Franco receberia o cargo de ministra da Igualdade Racial.

Mas isso não atrapalha o trabalho, porque essas cerimônias seriam simbólicas. As ministras Sônia Guajajara e Anielle Franco tomaram posse nos cargos no dia 1º de janeiro, assim como os outros 35 ministros da gestão Lula.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde - 09/01/2023 22:50:06. Última edição: 09/01/2023 22:50:06

Tags: Joe Biden Luiz Inácio Lula Da Silva

Leia também:

Câmara aprova decreto de Intervenção na segurança pública do DF

O Senado marcou sessão para analisar o decreto na manhã desta terça-feira.

Governadores se unem em Brasília para condenar atos golpistas

Governadores se unem em Brasília para condenar atos golpistas

Lula diz que os atos de ontem já estavam previstos e defendeu que as pessoas não tinham pautam de reivindicação. "Eles estavam reivindicando golpe".

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi