Política

Jorge Naime apresenta atestado e não vai à CPMI dos Atos Golpistas

O ex-comandante da PM do Distrito Federal está preso desde fevereiro no presídio da Papuda, em Brasília, por risco às investigações. Ele é acusado de omissão nos ataques golpistas porque, enquanto chefe do Departamento de Operações da PMi do DF, tirou folga na semana dos ataques.

Menos de uma hora depois de ter negado o direito de não comparecer à CPI Mista dos Atos Golpistas, o ex-comandante da PM do Distrito Federal Jorge Naime apresentou um atestado médico e não irá prestar depoimento nesta segunda-feira (26).

Jorge Naime está preso desde fevereiro no presídio da Papuda, em Brasília, por risco às investigações. Ele é acusado de omissão nos ataques golpistas porque, enquanto chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, tirou folga na semana dos ataques.

O depoimento dele estava agendado desde a semana passada. Ele compareceria à CPI com escolta policial. No fim de semana entrou com habeas corpus no Supremo para não comparecer. O ministro Alexandre de Moraes concedeu parcialmente o pedido. Determinou a ida dele, mas garantiu o direito de ficar calado e o de não responder a todas as perguntas dos parlamentares. Em seguida, veio o atestado médico.

A gente lembra aqui que, em março, Naime foi ouvido pela CPI do 8 de janeiro da Câmara Legislativa. Disse que o Exército tentou impedir a prisão dos golpistas envolvidos nos ataques, montando uma barreira, e que o efetivo mobilizado naquele dia não seguiu o padrão operacional da corporação.

Amanhã, os deputados e senadores devem ouvir o coronel do Exército Jean Lawand Júnior. Ele trocou mensagens com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o coronel Mauro Cid, defendendo um golpe militar após as eleições do ano passado. Nas mensagens, Lawand pede que Cid convença Bolsonaro a “dar a ordem”. Ele foi convocado como testemunha. Ou seja, será obrigado a ir.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 26/06/2023 12:50:07. Última edição: 26/06/2023 12:50:07

Tags: CPMI Dos Atos Golpistas Jorge Naime

Leia também:

Para Lira, ação das big techs barrou votação do PL das Fake News

Para Lira, ação das big techs barrou votação do PL das Fake News

Durante as discussões do relatório do projeto de lei, o Google divulgou na página principal de busca da sua plataforma um texto crítico ao projeto relatado pelo deputado Orlando Silva.

Lula recebe o presidente da Argentina nesta segunda-feira

É o quinto encontro entre os líderes em 2023. Desta vez, a visita ocorre pela celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi