Política

Líder da FNL, José Rainha depõe na CPI do MST

Ele foi chamado para falar das acusações de extorsão de donos de propriedades Rurais no Mirante do Paranapanema, no interior de São Paulo, motivo pelo qual chegou a ser preso em março e solto em junho.

Um dos depoimentos mais aguardados pela oposição na CPI do MST. O do líder da FNL, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade, José Rainha. Ele foi chamado para falar das acusações de extorsão de donos de propriedades Rurais no Mirante do Paranapanema, no interior de São Paulo, motivo pelo qual chegou a ser preso em março e solto em junho.

Ele era um dos líderes do MST e, após ter se afastado do Movimento, criou o FNL. José Rainha foi à CPI protegido por um habeas corpus, ou seja, pode ficar em silêncio sobre fatos que impliquem a sua incriminação, conforme decisão do ministro Luiz Fux.

Rainha fez uma defesa da Reforma Agrária e foi categórico ao afirmar que não iria revelar os motivos pelos quais deixou o MST.

E, como tem sido rotina na CPI, mais uma reunião de bate-boca entre o relator, Ricardo Salles, e a deputada Sâmia Bonfim, aliás, como tem sido frequente. 

Um desses momentos foi quando o relator quis saber qual a relação de Rainha com a deputada. Diante dos protestos por causa da pergunta, o presidente da Comissão, deputado Tenente-Coronel Zucco, debochou.

Talíria Petrone partiu em defesa da colega e pediu retratação.

Após o pedido do presidente da CPI de tirar a fala das notas taquigráficas e, em meio ao bate-boca, Rainha esclareceu que a ex-esposa dele trabalha no gabinete da deputada Sâmia Bonfim e que tem, com ela e com outros deputados, relações fraternas, políticas e diplomáticas.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 03/08/2023 11:45:09. Última edição: 03/08/2023 11:45:09

Tags: CPI Do MST José Rainha FNL Sem Terra

Leia também:

Lula quer premiar prefeitos que evitarem queimadas e desmatamento

Lula quer premiar prefeitos que evitarem queimadas e desmatamento

Presidente defendeu ação conjunta entre entes federados na prevenção de delitos ambientais e disse que não adianta ficar, de Brasília, “brigando contra o desmatamento".

Senado vai recorrer da decisão do STF que limitou piso da enfermagem

Senado vai recorrer da decisão do STF que limitou piso da enfermagem

Sindicatos da categoria reclamam que a decisão do STF traz risco de aumento de jornada de trabalho ao permitir que ela seja definida em acordo coletivo entre patrões e trabalhadores.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi