Países em desenvolvimento querem remuneração por serviços ambientais
Na Cúpula da Amazônia, Lula fala em conceito internacional de sociobioeconomia que permita a certificação de produtos florestais e geração de emprego e renda.
Oitiva do ministro estava marcada para as 14h desta quarta-feira
O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) anulou nesta quarta-feira (9) a convocação do ministro da Casa Civil Rui Costa para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na decisão, Lira argumentou que a convocação de ministro de Estado só pode ocorrer se houver relação da pauta da CPI com as atribuições do ministério.
© Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
“Somente podem ser convocados Ministros de Estados para prestarem informações perante Comissões - art. 50 da CF - quando há correlação entre o campo temático do Ministério e o conteúdo substancial das atribuições do órgão convocador” defendeu Lira. O presidente da Câmara respondeu a um recurso do deputado federal Nilton Tatto (PT-SP) que defendeu que não havia “fato determinado” para a convocação.
A oitiva do ministro Rui Costa estava marcada para as 14h desta quarta-feira (9). A convocação foi aprovada no dia 1º de agosto a partir de um requerimento do relator da CPI, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP).
Ao pedir a convocação do ministro da Casa Civil, Salles argumentou que o governo “parece ser conivente” com as ações do MST e justificou que o tema da reforma agrária envolve vários ministérios, cabendo à Casa Civil articular o trabalho das diferentes pastas.
O argumentou não convenceu Lira, que afirmou que “não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do Ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST”.
Nas redes sociais, o deputado Salles lamentou o cancelamento da oitiva. “O medo dos questionamentos fez com que o governo se mobilizasse para impedir sua vinda. Conseguiram”, afirmou.
Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Maria Claudia - 09/08/2023 15:40:32. Última edição: 09/08/2023 15:40:32
Tags: Arthur Lira Rui Costa CPI Do MST
Na Cúpula da Amazônia, Lula fala em conceito internacional de sociobioeconomia que permita a certificação de produtos florestais e geração de emprego e renda.
Durante a Cúpula da Amazônia, o presidente destacou que quem tem as maiores reservas florestais e a maior biodiversidade merece maior representatividade no Fundo Global
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.