Política

Lula defende empréstimos de bancos públicos para retomar obras paradas

Estiveram reunidos com o presidente da República, nesta sexta-feira (10), treze ministros que levaram ideias de novas obras e projetos para o país.

Ao defender que bancos públicos façam empréstimos pelo desenvolvimento, o presidente Lula quer focar na retomada de obras paradas, pelo país. 

A declaração foi dada nesta sexta feira (10), na abertura encontro dele com treze ministros das áreas econômica e de infraestrutura, no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, esse tipo de investimento é que deve aumentar o PIB do Brasil, o Produto Interno Bruto, com a geração de emprego.

Lula mencionou, no encontro, as 14 mil obras paradas, em todo o Brasil, além das mais de 180 mil unidades não finalizadas do programa minha casa minha vida.

Na busca pela retomada do desenvolvimento econômico, o presidente Lula destacou o programa de aceleração do crescimento, criado em 2007, no governo anterior dele, o chamado PAC. A ideia é que a execução dessas retomadas de obras seja no modelo do antigo PAC. A ideia do presidente é uma reformulação desse programa, incluindo a mudança no nome.

Estiveram com Lula, na reunião desta sexta (10), treze ministros que levaram ideias de novas obras e projetos. Aos presentes, Lula disse estar disposto a ouvir o que foi pensado e também as dificuldades que cada ministério enfrenta para tocar determinados projetos.

Lula também disse que quer viajar por todo o Brasil, assim que retornar da viagem à China, ainda este mês. O objetivo, segundo ele, é voltar “a inaugurar escolas, creches, estradas, universidades, entre outras. Ao fazer um breve balanço desses quase 70 primeiros dias de governo, Lula lembrou que fez viagens, visitas e se encontrou com prefeitos e governadores.

Ele disse estar orgulhoso com esse início de governo e também disse sentir que o governo começou de verdade, agora, já que os ministérios estão finalmente com as composições finalizadas.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi - 10/03/2023 16:35:13. Última edição: 10/03/2023 16:35:13

Tags: Lula Ministros PAC Obras Investimento Bancos Públicos BNDES

Leia também:

Senado vai investigar intenção da doação de joias a Bolsonaro 

Presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), vai apurar se existe relação com a venda da refinaria da Petrobras Landulpho Alves, na Bahia, para o fundo árabe Mubadala.

TCU proíbe Bolsonaro de usar e vender joias recebidas da Arábia

Ex-presidente e ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deverão prestar depoimento para explicar a origem e o destino das joias trazidas ao país em 2021.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi