Lula defende voto secreto de ministros do STF
No programa Conversa com o Presidente, Lula afirmou que é preciso respeitar as instituições e que “não cabe ao presidente da República gostar ou não de uma decisão da Suprema Corte”.
O presidente Lula também comentou rapidamente sobre as críticas da ala progressista da sociedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado por ele, Cristiano Zanin.
Às vésperas de anunciar mais trocas nos comandos de ministérios, o presidente Lula explicou que essas medidas são para garantir o apoio de parlamentares, em pautas importantes para o governo e o país. Mas destacou que não é uma tarefa fácil.
Essa declaração foi dada na manhã desta terça-feira (5), durante o programa Conversa com o Presidente, do Canal Gov. Vale destacar que, até o momento, o presidente trocou o comando do Ministério do Turismo, em negociações com o partido União Brasil, uma das maiores bancadas do Congresso.
O presidente Lula também comentou rapidamente sobre as críticas da ala progressista da sociedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado por ele, Cristiano Zanin. Lula ressaltou que é preciso respeitar as instituições e defendeu o voto secreto na Suprema Corte.
Nesta quinta-feira, o presidente Lula participa do desfile oficial do 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Logo após o evento, já embarca para a Índia, onde vai participar da reunião do G20 (as 19 maiores economias mundiais mais a União Europeia).
Entre os assuntos que serão abordados por Lula está o crescimento do PIB brasileiro, que registrou alta de 0,9% no segundo trimestre deste ano. O presidente disse que está otimista, mesmo com críticas à taxa de juros do Banco Central.
Na capital indiana, Nova Déli, o Brasil recebe a presidência temporária do G20 e vai sediar o encontro do ano que vem, no Rio de Janeiro. Em 2025 o Brasil sedia a COP-30, em Belém do Pará. No mesmo ano, passa a presidir, temporariamente, o Brics, bloco que passará a ter 11 membros a partir de 2024.
* Com reportagem de Sayonara Moreno.
Agência Brasil / Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 05/09/2023 15:20:11. Última edição: 05/09/2023 15:20:11
Tags: Lula Conversa Com O Presidente Troca Nos Ministérios
No programa Conversa com o Presidente, Lula afirmou que é preciso respeitar as instituições e que “não cabe ao presidente da República gostar ou não de uma decisão da Suprema Corte”.
“Como nós tivemos, durante 23 anos, um regime autoritário, a verdade é que os militares se apoderaram do 7 de setembro", disse Lula no programa semanal Conversa com o presidente.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.