Política

Lula diz ainda ter esperança em acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente está em Berlim, onde também falou a jornalistas sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza e criticou a atuação da ONU pela paz na região.

A três dias de comandar a cúpula de líderes do Mercosul no Rio de Janeiro, o presidente Lula disse ainda ter esperanças no fechamento de acordo comercial entre o bloco e a União Europeia.

Lula diz ainda ter esperança em acordo entre Mercosul e União Europeia

A declaração foi dada nesta segunda-feira (4), em coletiva de imprensa, depois que o presidente brasileiro se reuniu com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em Berlim, e demais líderes do país europeu.

O presidente Lula se disse esperançoso, mesmo depois de o presidente da França, Emanuell Macron, se declarar contra o acordo da forma como está.

Para o acordo ser firmado, é preciso que o parlamento de todos os países dos dois blocos (27 da União Europeia e quatro do Mercosul) aprovem a medida.

Ao lado do presidente Lula, nesta segunda, o chanceler alemão Olaf Scholz manifestou apoio ao acordo entre os blocos e fez um apelo aos companheiros da União Europeia, para que deem o aval.

Antes de responder aos jornalistas, o presidente Lula lembrou das pessoas que passam fome no mundo e voltou a defender a paz, sobretudo nas regiões de conflitos, como a Faixa de Gaza. E criticou novamente a atuação da ONU pela paz.

O presidente Lula também destacou que, durante a presidência brasileira do G-20, vai colocar em pauta uma reforma na governança global e formas de os países cumprirem os acordos ambientais.

Em relação aos acordos firmados no encontro bilateral com a Alemanha, nesta segunda, o presidente Lula citou parcerias para transformação ecológica, para a industrialização verde, agricultura de baixo carbono e a bioeconomia. Também citou acordos no combate à desinformação, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes/ Sumaia Villela - 04/12/2023 16:55:15. Última edição: 04/12/2023 16:55:15

Tags: Lula Acordo Mercosul-União Europeia

Leia também:

Parecer do TCU recomenda que Bolsonaro devolva presentes em 15 dias

Parecer do TCU recomenda que Bolsonaro devolva presentes em 15 dias

Itens, como joias, foram ofertados ao Estado Brasileiro, segundo peça técnica do Tribunal. A proposta ainda deve passar pela análise do ministro Augusto Nardes, relator do caso.

Brasil e Alemanha assinam acordos em áreas como energia e inovação

Brasil e Alemanha assinam acordos em áreas como energia e inovação

Lula e chanceler alemão Olaf Sholz também firmaram parceria sobre combate a desinformação. "Se quebrou algo em matéria de democracia", disse alemão, sobre 8 de janeiro.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi