Política

Lula diz que mantém posição sobre guerra na Ucrânia

Conflito foi um dos principais temas do G7, realizado no Japão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que mantém sua posição sobre a guerra na Ucrânia. O conflito militar no país europeu, invadido pela Rússia, foi um dos temas centrais da Cúpula do G7, na qual o presidente brasileiro participou como convidado. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky também esteve no evento.

Lula diz que mantém posição sobre guerra na Ucrânia
© Foto Ricardo Stuckert/ PR

Muito questionado sobre o assunto durante uma conversa com jornalistas antes de embarcar para o Brasil, o presidente respondeu que não foi ao G7 para discutir a guerra. Afirmou que foi debater economia e questões climáticas, e que há um foro específico, a Organização das Nações Unidas, para resolver o conflito entre russos e ucranianos.

Outro assunto que o presidente brasileiro comentou foi uma política unificada dos países amazônicos em relação ao meio ambiente. Na avaliação de Lula, é preciso uma política séria, que envolva também os povos indígenas, para evitar o desmatamento e garantir a sobrevivência das 28 milhões de pessoas que vivem na região.

Lula ainda manifestou solidariedade com o jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid. O atleta foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol nesse domingo. Durante a derrota do Real Madri para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vinicius Júnior escutou insultos racistas vindos das arquibancadas. Pelas redes sociais, o jogador lembrou que esta não foi a primeira vez que ele foi vítima de ofensas, mas que é forte e vai até o fim contra os racistas.

*Com colaboração de Pedro Rafael Vilela

 

Por Andréia Verdélio* - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki - 22/05/2023 09:05:18. Última edição: 22/05/2023 09:05:18

Tags: Lula G7 Ucrânia Guerra Na Ucrânia

Leia também:

Lula quer política unificada para a região amazônica

Lula quer política unificada para a região amazônica

Antes de deixar o Japão, onde esteve para o encontro do G7, presidente defendeu a participação dos povos indígenas no plano de preservação da região.

Após G7, Lula mantém posição sobre guerra na Ucrânia

Após G7, Lula mantém posição sobre guerra na Ucrânia

Presidente brasileiro defendeu a discussão sobre o conflito nas Nações Unidas, não no G7. "É na ONU que tem que ter [o debate]”.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi