O presidente Lula comentou, nesta quinta-feira (22) a decisão do Copom de manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – pela sétima vez. Para ele, a manutenção da taxa de juros é irracional, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, joga contra a economia brasileira.
© Ricardo Stuckert/PR
A declaração do presidente foi feita à imprensa na madrugada desta quinta-feira (22), em Roma, durante um balanço de sua visita à Itália e ao Vaticano.
De acordo com o Banco Central, em nota divulgada nesta quarta-feira, a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024, sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços.
O presidente também comentou sobre as tratativas para um acordo econômico entre União Europeia e Mercosul. Lula afirmou que a carta com a proposta dos europeus é inaceitável, e disse que esse é justamente o motivo de sua visita à França.
O presidente também falou sobre a guerra e afirmou que a Rússia e a Ucrânia precisam achar um caminho de paz.
A visita à França acontece nesta quinta e sexta-feira. Em Paris, Lula participa da Cúpula para um Novo Pacto de Financiamento Global e terá um encontro com o presidente Emmanuel Macron.
Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela - 22/06/2023 12:00:17. Última edição: 22/06/2023 12:00:17