Política

Lula e Janja chegam para coquetel no Itamaraty

Este é a última etapa do protocolo oficial de posse

O presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, chegaram às 21h no Palácio Itamaraty para a última etapa do protocolo oficial de posse, um coquetel com autoridades estrangeiras e outros convidados do casal presidencial. Eles foram recepcionados pelo novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Lula e Janja chegam para coquetel no Itamaraty
© Arte/EBC

Em rápida troca de palavras com jornalistas, Lula disse que não pretenderá mais restringir o espaço da imprensa na área externa do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. “Não vai ter mais cercadinho”, disse o presidente, referindo-se ao alambrado que permaneceu no local durante toda o governo de Jair Bolsonaro.  

Houve atraso de cerca de uma hora e meia na chegada de Lula em relação ao cronograma oficial, e algumas autoridades estrangeiras decidiram não aguardar a chegada do mandatário brasileiro. Foi o caso do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse ter uma reunião bilateral com Lula às 12h de amanhã (2).

A primeira-dama chegou ao coquetel com um vestido longo de tom azulado, roupa diferente do blazer e calça, desenhados pela estilista Helô Rocha, utilizado por ela durante as etapas anteriores da posse, no Congresso e no Palácio do Planalto.

Além dos 18 chefes de Estados que vieram à Brasília participar da cerimônia oficial de posse, convidados como o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também compareceram ao coquetel. O ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF) foi aplaudido ao chegar.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e a segunda dama, Lu Alckmin, também participam do coquetel no Itamaraty. Não estão previstos pronunciamentos ou entrevistas.

No cardápio do coquetel, constam quitutes brasileiros como bolinho de feijoada, acarajé e  pudim de tapioca. Outros pratos são mojica de mandioca, churros de tapioca com vatapá, arroz carreteiro com ovo e PANCs e bolinho de piracuí. Entre os chefes que participaram da elaboração do cardápio estão Nara Amaral, Kalymaracaya Nogueira, Morena Leite, Paulo Machado e Saulo Jennings.

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fábio Massalli - 01/01/2023 22:05:19. Última edição: 01/01/2023 22:05:19

Tags: Lula Posse De Lula Posse Itamaraty

Leia também:

No parlatório, Lula reassume compromisso contra desigualdade social

No parlatório, Lula reassume compromisso contra desigualdade social

Em tom de conciliação, o presidente Lula disse que quer focar no futuro e pediu à população para agir com paz e ordem. Pedindo a união das pessoas, ele disse que vai governar para todos os brasileiros.

Sete governadores do Norte tomam posse neste domingo

Sete governadores do Norte tomam posse neste domingo

Os governadores de Rondônia, do Acre, Roraima e do Amazonas tomaram posse no período da tarde. As posses dos governadores do Amapá, Tocantins e Pará foram pela manhã.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi