A afirmação foi do ministro de relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após o encontro, nesta quarta-feira, em Nova Iorque. O ministro Mauro Vieira reforçou que o Brasil está disposto a se encontrar com todos países, em busca da paz.
A reunião entre o presidente Lula e o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky ocorreu em um “clima de entendimento mútuo, sem desentendimento”. A afirmação foi do ministro de relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após o encontro, nesta quarta-feira, em Nova Iorque.
O ministro Mauro Vieira reforçou que o Brasil está disposto a se encontrar com todos países, em busca da paz.
Pelas redes sociais, Zelensky afirmou que a reunião com Lula foi honesta e construtiva para as relações bilaterais e nos esforços de paz. O ucraniano ainda disse que um representante brasileiro continuará participando das reuniões pela paz convocadas pelo país, mas sem a Rússia.
Os dois presidentes também discutiram as relações bilaterais e a necessidade de uma reforma da governança global, em especial a do Conselho de Segurança da ONU.
Foi o primeiro encontro presencial entre os dois mandatários. Lula já havia se comunicado apenas por telefone e por videoconferência com Zelensky.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 20/09/2023 21:10:17. Última edição: 20/09/2023 21:10:17