Lula e Janja chegam para coquetel no Itamaraty
Este é a última etapa do protocolo oficial de posse. O presidente e a primeira-dama foram recepcionados pelo novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Evento reuniu mais de 60 artistas para comemorar vitória de petista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin participam, neste domingo (1º), do Festival do Futuro, festa que está sendo realizada em Brasília para comemorar a posse de Lula. O evento, que começou na manhã de hoje, tem a participação de mais de 60 artistas, de diferentes gerações e estilos musicais: do samba de Martinho da Vila ao funk de Fioti; do romântico Odair José à sofrência pop da pernambucana Duda Beat e ao tecnobrega de Gaby Amarantos. Além de artistas consagrados ou em ascensão, estão programadas apresentações de grupos de cultura popular, incluindo maracatus, violeiros, fanfarras, blocos de frevo e de carnaval entre outros.
© Wellton Maximo/ Agência Brasil
Durante a posse no Congresso Nacional, Lula fez um discurso durante a sessão solene, em que destacou aspectos como combate à fome, desmatamento zero, reconstrução e democracia. Depois Lula subiu a rampa presidencial e recebeu a faixa presidencial e fez um novo discurso para as milhares de pessoais reunidas na Esplanada dos Ministérios. Após a cerimônia da faixa, o presidente e seu vice foram ao Itamaraty para receberem os cumprimentes de chefes de Estados e representantes de outros países e depois deu posse aos seus ministros.
Veja a participação de Lula no Festival do Futuro:
*/Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Fábio Massalli - 01/01/2023 23:10:08. Última edição: 01/01/2023 23:10:08
Tags: Posse Posse Lula Posse 2023 Lula Geraldo Alckmin
Este é a última etapa do protocolo oficial de posse. O presidente e a primeira-dama foram recepcionados pelo novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Em tom de conciliação, o presidente Lula disse que quer focar no futuro e pediu à população para agir com paz e ordem. Pedindo a união das pessoas, ele disse que vai governar para todos os brasileiros.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.