Política

Lula pede que Caixa suspenda tarifa de Pix para empresas privadas

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou pedido do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que a Caixa Econômica Federal suspenda a cobrança de tarifas por Pix realizados por empresas privadas, confirmou nesta terça-feira (20) o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo o ministro, a decisão será discutida na próxima semana, após o retorno de Lula da viagem oficial à Europa.

Lula pede que Caixa suspenda tarifa de Pix para empresas privadas
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

“Foi pedido que suspendesse temporariamente [a decisão da Caixa] até o presidente estar de volta semana que vem”, afirmou Costa em rápida entrevista a jornalistas. “Então vamos aguardar o retorno do presidente para avaliar essa medida. O presidente que pediu.”

Cobrança

Costa disse ter conversado com a presidenta da Caixa, Rita Serrano. Segundo o ministro, ela se surpreendeu com a repercussão da medida porque os demais bancos tarifam as operações Pix de pessoas jurídicas, com autorização do Banco Central (BC).

“A informação que ela [Rita Serrano] me passou foi a de que todos os bancos já cobram essa taxa de empresas de pessoa jurídica. O único banco que não cobrava era a Caixa por questão técnica, de tecnologia”, explicou. “Ela não esperava que tivesse esse alcance, essa repercussão, a definição da Caixa em acompanhar os outros bancos.”

Na noite desta segunda-feira (19), a Caixa anunciou o início da cobrança de Pix de pessoas jurídicas em 19 de julho. O banco desmentiu falsas notícias de que pessoas físicas também seriam tarifadas.

“A Caixa não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”, destacou o comunicado.

O banco também ressaltou que a cobrança de Pix de empresas é autorizada desde a criação da ferramenta, em novembro de 2020, e que oferecerá uma das menores tarifas do mercado.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 20/06/2023 17:07:21. Última edição: 20/06/2023 17:07:21

Tags: Caixa PIX

Leia também:

Governo do Rio lança aplicativo para monitorar ferros-velhos

O aplicativo Sucata Online vai catalogar dados dos comerciantes e vendedores de materiais reciclados, além das mercadorias compradas e vendidas. O objetivo é coibir a receptação e revenda de materiais roubados.

Em CPI, ex-diretor da PRF nega plano para impedir votações no 2º turno

A CPI Mista do 8 de janeiro ouviu Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, na condição de testemunha. Ele é investigado por ter comandado uma série de barreiras feitas pela PRF no segundo turno. Aos parlamentares, ele disse que essas acusações são fantasiosas.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi