Política

Lula: quem divulga fake news sobre vacinas deve ser criminalizado

Presidente falou em seu programa semanal no Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira (12), a criminalização de quem dissemina informações falsas sobre a segurança e efetividade de vacinas. “É necessário criminalizar a pessoa que está contando mentiras sobre uma questão tão importante que é a gente vacinar o povo brasileiro, sobretudo as crianças”, disse, durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

Lula: quem divulga fake news sobre vacinas deve ser criminalizado
© Canal Gov

“Quando você tem um facínora qualquer que resolve [fazer] propaganda contrária, nós temos que processá-lo criminalmente, porque não tem outra saída para você lidar com gente desse tipo, negacionista”, acrescentou Lula.

A live de hoje contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que fez um balanço das ações da pasta ao longo de 2023.

Ela contou que o governo criou a iniciativa interministerial Saúde com Ciência para combater as fake news e responder de maneira preventiva aos efeitos negativos das redes de disseminação de desinformação. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil.

Informações falsas como a de que vacinas causam doenças como câncer, aids ou diabetes ou de que a que imuniza contra covid-19 pode provocar modificações na corrente sanguínea ou no DNA, estão entre as narrativas mais frequentes em fake news sobre vacinas detectadas pelo Ministério da Saúde entre julho e setembro deste ano.

“As vacinas básicas para a infância, de pólio, sarampo, essas doenças que voltaram a nos ameaçar, não havia estoques, nós tivemos que organizar tudo aquilo que a população precisa para um sistema funcionar”, destacou Nísia.

Segundo a ministra, a cobertura vacinal está voltando a crescer. “Temos tido um aumento consolidado em algumas vacinações, é o caso de HPV para adolescentes, que estava muito baixa no governo passado, tivemos um aumento de 60% na cobertura este ano. É uma vacina muito importante para a prevenção do câncer de colo de útero”, afirmou.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 12/12/2023 13:25:15. Última edição: 12/12/2023 13:25:15

Tags: Lula Conversa Com O Presidente Vacinas Ministra Da Saúde

Leia também:

Senado pode instalar CPI da Braskem nesta terça-feira (12)

Senado pode instalar CPI da Braskem nesta terça-feira (12)

Serão 11 titulares e sete suplentes. Os partidos já fizeram as indicações. E a gente vai ter, por exemplo, Rogério Carvalho e Fabiano Contarato, do PT, e Efraim Filho, do União, e Rodrigo Cunha, do Podemos. Falta agora escolher presidente e relator.

Dívida do Fies poderá ser abatida com prestação de serviço público

Dívida do Fies poderá ser abatida com prestação de serviço público

Aprovada pela Comissão de Educação do Senado, nesta terça-feira, matéria segue agora para avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi