Entenda o que é o processo de transição para o novo presidente eleito
Lei obriga atual governo a fornecer informações para equipe de Lula, assim como disponibilizar apoio técnico e administrativo. Grupo de transição pode ter até 50 pessoas.
Lula conversou com Biden, Macron e Sánchez
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira ligações de chefes de Estado de diversos países, dando os parabéns pela eleição.
Entre as autoridades internacionais que conversaram com Lula estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Macron divulgou em suas redes sociais um vídeo de sua ligação para Lula.
No telefonema com Biden, os dois falaram da força da democracia no Brasil e, segundo a embaixada dos EUA no Brasil, trataram da relação entre os dois países, sobretudo em temas como mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional.
Pelas redes sociais, Sánchez da Espanha informou sobre sua ligação para Lula. Ele parabenizou o presidente eleito, desejou-lhe sorte no comando do governo e manifestou seu interesse de trabalhar junto com o Brasil na luta contra a pobreza, a fome e as mudanças climáticas.
Além dos telefonemas, Lula recebeu diversas mensagens de felicitação pelo Twitter. Chefes de Estado de países como Holanda, Alemanha, Chile, Honduras, Paraguai, Haiti, Guatemala, Barbados, Guiné-Bissau, Reino Unido, Uruguai, Peru, Equador, Venezuela, México, Canadá e Portugal se manifestaram pela rede social, congratulando o presidente eleito. Autoridades da União Europeia também parabenizaram o presidente eleito.
*Com informações da Agência Brasil
Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília Atualizado em 31/10/2022 - 22:53 / Edição: Agência Brasil - 01/11/2022 15:16:44. Última edição: 01/11/2022 15:16:44
Tags: Eleições 2022 Presidente Eleito Lula
Lei obriga atual governo a fornecer informações para equipe de Lula, assim como disponibilizar apoio técnico e administrativo. Grupo de transição pode ter até 50 pessoas.
Candidato elogiou a concretização da parceria entre os partidos e disse que tem trabalhado para mostrar aos prefeitos paulistas que nenhum projeto será descontinuado.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.