Política

Lula reduz ritmo de agenda e se prepara para cirurgia

Em Brasília, presidente recebe integrante do Partido Comunista Chinês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltou nesta semana dos Estados Unidos e de Cuba, após intensa agenda internacional, recebeu nesta sexta-feira (22) o membro do Comitê Permanente do Politburo e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista (PC) da China, Li Xi. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.

Lula reduz ritmo de agenda e se prepara para cirurgia
© Fábio Pozzebom / Agência Brasil

O Politburo é um comitê político que faz parte da estrutura de governança do PC chinês. No encontro de hoje, Lula e Li Xi falaram sobre a reaproximação entre os dois países e a retomada de investimentos, especialmente na área de tecnologia. Lula destacou a intenção da Embraer de instalar unidade produtiva na China, além das oportunidades de negócios que o governo brasileiro vai oferecer nos projetos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Antes do fim da tarde, o presidente encerrou o expediente e voltou ao Palácio da Alvorada, residência oficial, onde passa o fim de semana. Na próxima terça-feira (26), Lula receberá, em Brasília, a visita oficial do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh.

O ritmo da agenda nos próximos dias deverá ser mais reduzido porque o presidente passará por uma cirurgia no quadril, prevista para ocorrer no dia 29 de setembro. O procedimento será realizado na unidade do Hospital Sírio-Libanês na capital federal. 

Lula tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência. Na cirurgia a que será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui-se a articulação “doente” por uma prótese artificial. O procedimento deve proporcionar alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação, promovendo conforto para realização de atividades diárias e de locomoção.

A recuperação leva cerca de seis semanas, mas, antes disso, Lula deve voltar a despachar do Palácio da Alvorada.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Nádia Franco - 22/09/2023 19:50:16. Última edição: 22/09/2023 19:50:16

Tags: Lula Cirurgia Artroplastia Do Quadril

Leia também:

Relator da CPI do MST pede indiciamento de 11 pessoas

Relator da CPI do MST pede indiciamento de 11 pessoas

O relator da CPI do MST, o deputado Ricardo Salles, do PL - SP, apresentou nesta quinta-feira seu relatório sobre o trabalho da comissão.Ele também pede o indiciamento do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo Lula. A acusação neste caso é por suposto crime de falso testemunho.

Após Assembleia da ONU, Lula volta ao Brasil para cirurgia no quadril

Após Assembleia da ONU, Lula volta ao Brasil para cirurgia no quadril

Lula pousou em Brasília nesta quinta-feira (21). Nos Estados Unidos, ele participou da Assembleia Geral das Nações Unidas. Na próxima semana, o presidente deve fazer uma cirurgia no quadril, a chamada artroplastia, para tratamento de uma artrose.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi