Política

Lula relança Luz para Todos; meta é atender 500 mil famílias até 2026

Presidente também inaugurou Linhão de Tucuruí

Às vésperas de coordenar a cúpula da Amazônia, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou o programa Luz Para Todos, na cidade de Parintins, no Amazonas, nesta sexta-feira (4). Durante o evento, Lula destacou a importância de levar energia às famílias que ainda vivem sem eletricidade.

Lula relança Luz para Todos; meta é atender 500 mil famílias até 2026
© PAC/Divulgação

A expectativa do governo é alcançar 500 mil famílias até 2026. Essas pessoas vivem nas áreas rurais, principalmente na região Norte do país e em regiões remotas da Amazônia.

Lançado pela primeira vez há 20 anos, no primeiro mandato do presidente Lula, o Luz Para Todos alcançou mais de 3,5 milhões de pessoas. Com o relançamento, o governo quer universalizar o acesso e o uso de energia de forma inclusiva.

Ainda na cerimônia, o presidente disse que o governo não vai aceitar garimpo e desmatamento ilegais na região.

Também nesta sexta-feira, o presidente Lula inaugurou a interligação dos municípios de Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, e Juruti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional, para fornecer energia elétrica por fontes limpas e renováveis. A interligação é conhecida como Linhão de Tucuruí.

A região amazônica tem mais de 200 sistemas isolados, que precisam gerar a própria energia, com a queima de combustíveis, para cerca de 3 milhões de pessoas. Com a substituição dessa matriz por opções mais sustentáveis, o governo espera que cerca de 1,5 milhão de toneladas de carbono deixem de ser lançadas na atmosfera.

Em Parintins e Itacoatiara, por exemplo, a população dependia de uma usina termelétrica, que consumia, em cada cidade, mais de 40 milhões de litros de diesel por ano para a geração de energia. Para essas mudanças, o governo estima investir cerca de R$ 5 bilhões.

Ao lado do presidente Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou o decreto para troca de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil.

Atualmente, o Brasil faz esses intercâmbios de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai, e também com o Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 04/08/2023 16:50:06. Última edição: 04/08/2023 16:50:06

Tags: Linhão De Tucuruí Luz Para Todos Lula

Leia também:

Governo retoma Luz para Todos e inaugura Linhão de Tucuruí

Governo retoma Luz para Todos e inaugura Linhão de Tucuruí

Em cerimônia na cidade de Parintins, no Amazonas, presidente Lula também assinou decreto que trata das possibilidades de intercâmbio de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil.

Em Belém, Conselhão fecha acordo para retomada do Bolsa Verde

Em Belém, Conselhão fecha acordo para retomada do Bolsa Verde

Foram instalados ainda dois grupos de trabalho: um para a Amazônia e outro para restauração de áreas degradadas. Propostas deverão ser apresentadas em 60 dias.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi