O cenário complexo do mundo, atualmente, e o conflito na Faixa de Gaza foram temas abordados pelo presidente Lula em seu discurso na Cúpula virtual do G-20, nesta quarta-feira (22), que marcou a despedida da Índia na presidência do grupo. Lula saudou o acordo anunciado entre Israel e o Hamas.
O Brasil assume o comando do G-20 no dia 1º de dezembro, lembrando que a posse ocorreu no dia 7 deste mês. Na cúpula desta quarta, o presidente Lula cumprimentou o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pelo trabalho realizado no comando temporário do bloco, composto pelas 19 maiores economias do mundo, mais União Africana e União Europeia.
O líder brasileiro também destacou que o G-20 tem um papel central a cumprir, e quer priorizar a redução das desigualdades quando assumir o comando do grupo, que vai ter como lema “construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O presidente também deu destaque ao fortalecimento da agenda climática.
Ainda de acordo com Lula, o primeiro compromisso no comando do G-20, a partir de dezembro, dia 13, será receber, em Brasília, os representantes dos eixos de políticas e de finanças. Ele disse que quer a ampla participação social nos trabalhos do G-20 e, para isso, vai sediar uma cúpula da sociedade civil antes do encontro dos líderes, previsto para ocorrer no Rio de Janeiro, em novembro do ano que vem.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela - 22/11/2023 14:00:06. Última edição: 22/11/2023 14:00:06