Política

Lula saúda acordo entre Israel e Hamas

Acerto envolve libertação de reféns e cessar-fogo temporário

O cenário complexo do mundo, atualmente, e o conflito na Faixa de Gaza foram temas abordados pelo presidente Lula em seu discurso na Cúpula virtual do G-20, nesta quarta-feira (22), que marcou a despedida da Índia na presidência do grupo. Lula saudou o acordo anunciado entre Israel e o Hamas.

Lula saúda acordo entre Israel e Hamas

O Brasil assume o comando do G-20 no dia 1º de dezembro, lembrando que a posse ocorreu no dia 7 deste mês. Na cúpula desta quarta, o presidente Lula cumprimentou o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pelo trabalho realizado no comando temporário do bloco, composto pelas 19 maiores economias do mundo, mais União Africana e União Europeia.

O líder brasileiro também destacou que o G-20 tem um papel central a cumprir, e quer priorizar a redução das desigualdades quando assumir o comando do grupo, que vai ter como lema “construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O presidente também deu destaque ao fortalecimento da agenda climática.

Ainda de acordo com Lula, o primeiro compromisso no comando do G-20, a partir de dezembro, dia 13, será receber, em Brasília, os representantes dos eixos de políticas e de finanças. Ele disse que quer a ampla participação social nos trabalhos do G-20 e, para isso, vai sediar uma cúpula da sociedade civil antes do encontro dos líderes, previsto para ocorrer no Rio de Janeiro, em novembro do ano que vem.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela - 22/11/2023 14:00:06. Última edição: 22/11/2023 14:00:06

Tags: Conflito No Oriente Médio Israel Hamas Lula G-20

Leia também:

Presidência brasileira no G20 lançará iniciativa para bioeconomia

Presidência brasileira no G20 lançará iniciativa para bioeconomia

Brasil assume a liderança do bloco em 1º de dezembro e segue até 30 de novembro de 2024. Ponto alto será a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo, em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Projeto de lei vai facilitar regularização de terras na Amazônia

Projeto de lei vai facilitar regularização de terras na Amazônia

Aprovado pelo Senado, texto prevê extinção de condições, que autorizavam fim do contrato, para títulos de assentamento emitidos até 25 de junho de 2009. Proposta vai para sanção presidencial.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi