Política

Lula viaja hoje (07) à Índia para participar da Cúpula do G20

Pela primeira vez, o Brasil vai receber a Presidência do G20 e o mandato brasileiro vai ser exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja ainda hoje para a capital da Índia, para a 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20. O grupo reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia. O encontro acontece nos próximos dias 9 e 10 de setembro. Pela primeira vez, o Brasil vai receber a Presidência do G20 e o mandato brasileiro vai ser exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024.  

Lula viaja hoje (07) à Índia para participar da Cúpula do G20

Lula vai, inclusive, fazer o último discurso da cúpula na tarde do dia 10, após receber simbolicamente a Presidência que será entregue pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Como país ocupante da Presidência, aliás, o Brasil será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.  

E durante o programa Conversa com o Presidente, Lula destacou alguns pontos que vai tratar na viagem, como um acordo com a Índia envolvendo etanol e a luta contra a desigualdade. Além disso, ressaltou que o Brasil voltou a ter prestigio junto à comunidade internacional e citou os eventos dos quais o país vai ser sede.  

Lula atribui o protagonismo do país a seriedade com que o Brasil trata as pessoas e a seriedade com que trata a questão do clima. Durante a viagem à Índia, o presidente Lula vai participar de três reuniões de trabalho do G20 e deve receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais.  

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Aline Cordeiro - 07/09/2023 12:15:10. Última edição: 07/09/2023 12:15:10

Tags: Lula G20 Índia Cúpula Do G20

Leia também:

Padilha faz balanco de troca ministerial para ampliar base do governo

Padilha faz balanco de troca ministerial para ampliar base do governo

Ao comentar as trocas na equipe ministerial anunciadas ontem pelo presidente Lula, Padilha afirmou que agora haverá reforço ao time do governo, com a incorporação de partidos políticos.

Paulo Pimenta diz que 7 de Setembro é do povo brasileiro

Paulo Pimenta diz que 7 de Setembro é do povo brasileiro

"Hoje é dia de devolver ao povo brasileiro o 7 de setembro, como uma data de toda nação, de reafirmar a data de nossa independência, da nossa soberania e momento de união", diz ministro.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi