Política

Lula terá que procurar partidos para formar maioria no congresso

Assim como aconteceu em todas as eleições desde a redemocratização, mais uma vez, o bloco de partidos que apoiou o presidente eleito não tem maioria na Câmara, nem no Senado.

Qualquer presidente eleito, para aprovar propostas do interesse do governo, tem que formar maioria no Congresso Nacional.

Assim como aconteceu em todas as eleições desde a redemocratização, mais uma vez, o bloco de partidos que apoiou o presidente eleito não tem maioria na Câmara, nem no Senado. Por isso, Lula terá que procurar partidos que não estavam ao lado dele nessa eleição, como MDB e União Brasil.

O cientista político Antônio Flávio Testa avalia que será difícil para o novo presidente aprovar medidas como a revogação do teto de gastos, a revisão da reforma trabalhista, ou o fim do orçamento secreto devido ao perfil mais de direita dos parlamentares eleitos no dia 2 de outubro.

Apesar do cenário adverso no Legislativo, o professor de Ciência Política da Universidade de Brasília, Adrian Abdala, ressalta que há um grupo de parlamentares que, mesmo de direita, estaria disposto a negociar com o novo governo.

O professor Adrian destacou ainda que o governo Lula deve formar um ministério com pessoas ligadas a partidos políticos para poder formar maioria.

A grande primeira batalha do novo governo acontece no dia primeiro de fevereiro de 2023, quando serão eleitas as novas mesas diretoras da Câmara e do Senado, que vão controlar a pauta do Legislativo nos próximos dois anos.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde - 01/11/2022 15:16:44. Última edição: 01/11/2022 15:16:44

Tags: Eleições 2022 Lula Presidente Eleito

Leia também:

Lula recebe os parabéns de chefes de estado de vários países

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira ligações de chefes de Estado de diversos países, dando os parabéns pela eleição. Entre as autoridades internacionais que conversaram com Lula estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Macron divulgou em suas redes sociais um vídeo de sua ligação para Lula.

Com pequeno avanço, aumenta o número de mulheres eleitas

Apesar do pequeno avanço, a participação feminina ainda está longe de ser representativa em relação às mulheres, que são mais da metade da população brasileira.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi